Crianças EUA

Filhos de emigrantes visitam pela primeira os Açores

 

O município do Nordeste recebeu, na passada sexta-feira, do Estado de Rhode Island (Estados Unidos da América), 20 crianças, filhos e netos de emigrantes da ilha de São Miguel, que vieram de propósito aos Açores para conhecer a terra dos seus antepassados.

A deslocação dos meninos, com idades entre os 9 e os 11 anos, foi proporcionada pela vice-cônsul daquele estado norte-americano, Márcia Sousa, micaelense de nascimento, casada com o senador Daniel da Ponte, com a intenção de firmar laços entre as comunidades, não só através do conhecimento da língua mas pela experiência da cultura.

As crianças foram acompanhadas pelos professores e recebidas pelas câmaras municipais da ilha de São Miguel, tratando-se do primeiro projeto do género estabelecido entre aquele estado americano e os Açores.

Os meninos foram recebidos no Parque da Ribeira dos Caldeirões, onde puderam ver o moinho de água em funcionamento, pelo moleiro Zulmiro Pimentel, e caminhar até ao cimo da cascata.

Seguiu-se um pequeno passeio a pé, pelo Trilho do Forno da Cal, acompanhados por outros meninos do concelho, e uma visita ao Centro de Divulgação Florestal, nos Viveiros, onde também almoçaram.

Da parte da tarde e a fechar a visita, as crianças puderam conhecer uma exploração agropecuária e visitar o pocinho da Senhora do Pranto.