Espírito Santo

Promover as festas do Espírito Santo junto do turismo

O Posto de Turismo do Nordeste tem em exposição uma pequena armação do Espírito Santo, a decorrer durante este mês de maio, para que o turismo que visita o concelho conheça esta tradição religiosa e cultural de todas as ilhas e lugares dos Açores, e se associe às festividades.

A pequena armação em exposição tentou contemplar as verduras e as flores, assim como a restante ornamentação, que se usava no passado, fazendo uso das flores da época (as estrelas, os jarros, as palmas, o cedro, a criptoméria e o funcho) e dos melhores adornos que à época se tinha por casa, nomeadamente as jarras e os castiçais, de loiça ou vidro, e os lençóis e as toalhas brancas que cobrem o altar.

Todos estes elementos decorativos adornam os três símbolos do Divino Espírito Santo presentes na armação: a Coroa do Espírito Santo e o Ceptro (em prata) e a Bandeira.

A promoção das festas do Espírito Santo integra uma das ações da Câmara do Nordeste no âmbito da Carta Europeia de Turismo Sustentável, da qual o município é parceiro.