Grupos Musicais


 

Grupo de Cantares do Nordeste

A Associação Cultural Grupo de Cantares da Vila de Nordeste foi fundada em setembro de 2002 e registada a escritura de constituição da Associação em maio de 2003, tendo como objetivo a recolha e a divulgação da musica tradicional portuguesa.
Presidido por Milton Mendonça e com direção artística de Luís Silveira, o grupo criou ao longo dos anos uma imagem que os identifica pela sonoridade. Com ela, têm animado festas dentro e fora do concelho, serões músico-culturais, convívios de idosos, eventos realizados pela Câmara Municipal do Nordeste e por outras instituições locais. Estiveram presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa em 2004; na ilha da Madeira no mesmo ano; no Festival de Grupo de Cantares na ilha do Faial em 2005 e nas Festas de Santa Maria em 2006. Fizeram ainda duas deslocações aos Estados Unidos da América, em 2007 e 2008, para divulgação da música tradicional açoriana junto da comunidade emigrante ali radicada e, em 2009, marcaram presença nas Festas de Santo António, em Vila Verde, no Minho.

Nos últimos anos, o grupo é presença habitual nas festas que se realizam no concelho, nomeadamente nas Festas do Nordeste, assim como em eventos promovidos pelo município, tendo o grupo sido responsável, no ano de 2016, pelo lançamento do I Encontro de Cantares do Nordeste.

Ao longo destes anos, têm tido também uma presença frequente na rádio regional, concretamente na RDP Açores, através do programa Inter-ilhas e da divulgação da música tradicional açoriana.

O ponto mais alto do grupo deu-se com a gravação do CD “Cantos do Povo”, em abril de 2005, seguindo-se, em 2010, o lançamento do 2º CD, intitulado “Cantos do Povo 2”.
 
Contacto
Milton Mendonça
Rua António Alves de Oliveira, Nº 14
9630-147 Nordeste
Telem.: 96 693 00 18
Email: mbpmendonca@gmail.com

 
 
 
Grupo de Cantares Vozes do Norte

Foi fundado a 1 de novembro de 2012 na freguesia da Salga.
São membros do grupo: José António Moniz; Carlos Moniz; Paulino Moniz; Carlos;Fátima Machado;Fátima Helena;Paula Moniz;Luísa Pereira;Daniela Moniz;Mafalda Moniz;Catarina Duliana;Natália;Filomena; Valter;Judite;Mariana Pereira.
 
Contacto
Afonso Rodrigues
Rua da Alegria Nº3 Salga
9630 Nordeste
Telem.: 92 64 72 113
Email: ajmr1953@hotmail.com

 

Orquestra Ligeira do Nordeste

Orquestra Ligeira do Nordeste, fundada em 31 de julho de 2007, é a única instituição do género no concelho do Nordeste. Foi constituída tendo em consideração a necessidade de integrar os jovens em atividades que promovessem uma ocupação saudável dos tempos livres e que fomentassem o gosto pela aprendizagem e pela actuação musical, preservando, recuperando e adaptado trechos musicais tipicamente nordestenses e micaelenses, que contribuíssem para uma maior divulgação e preservação do nosso património cultural.
A orquestra é presidida por Luís Raposo Lima e tem como diretor artístico Luis Manuel Pereira da Silveira.

 

Contacto
Luis Manuel Pereira da Silveira
Rua António Alves de Oliveira, Nº 14
9630-147 Nordeste 
Tel.: 918400139/919715662
Email: lumsilve@eda.pt

 

Filarmónica Eco Edificante

Filarmónica Eco Edificante, fundada em 1861, é a filarmónica mais antiga do concelho do Nordeste e da ilha de São Miguel. A nível concelhio, é a instituição com maior assiduidade em eventos musicais por todo o território português, contando também com algumas deslocações ao estrangeiro. As atuações da Filarmónica Eco Edificante são consideradas de elevado nível, contendo no seu repertório uma riquíssima recolha da nossa tradição musical, que resultou no lançamento de dois cd’s nos últimos anos.
 
Contacto
João Amaral
Centro Municipal de Actividades Culturais
Sede da Filarmónica Eco Edificante
Estrada Regional
9630 VILA DO NORDESTE
Telf.: 296 488 129
Telm.: 96 872 57 86
Email: joaodeusamaral@gmail.com

 

Filarmónica Imaculada Conceição

Filarmónica Imaculada Conceição, da freguesia da Lomba da Fazenda, foi fundada em 1893 pelo padre Francisco de Amaral, tendo o mesmo sido o primeiro regente, presidente e professor dos primeiros músicos. Não sabemos ao certo o dia em que fez a sua primeira atuação em público, mas tudo leva a crer que terá sido a 8 de dezembro de 1893, dia de Nossa Senhora Imaculada da Conceição, sua padroeira.

Tem tido actividade cultural sem qualquer interrupção, uns anos melhores do que outros, prestando serviços em todas as freguesias do concelho e em toda a ilha. Nos últimos anos, a filarmónica tem também realizado vários intercâmbios com filarmónicas de outras ilhas dos Açores e do continente português. A 16 de junho de 2001, gravaram o seu primeiro CD.

Ao longo de mais de 100 anos, a Imaculada Conceição possuiu várias direcções, sendo a actual presidida por Victor Sérgio Raposo Lima e composta por Manuel Medeiros Simão, Rosa Brandão Arruda, Altino Raposo Sousa e Dinis Cabral. A direcção artística está a cargo do maestro Almarim Silva.
 
Contacto
Victor Sérgio Raposo Lima
Estrada Regional - Barreiros
Lomba da Fazenda
9630 NORDESTE
Telem.: 91 002 27 56
Email: victor.lima63@hotmail.com

 

Filarmónica Estrela do Oriente

Filarmónica Estrela do Oriente foi fundada em 1878, pelo Padre Dinis Inácio Machado. tem vindo a marcar presença ao longo dos tempos em diversos eventos musicais em todo o território português, contando também com algumas deslocações ao estrangeiro.
Em mais de um século de existência, a Filarmónica Estrela do Oriente tem tido um peso muito significativo na formação musical e social dos jovens e das crianças da freguesia da Algarvia, estendo-se, nos dias de hoje, às freguesias limítrofes.
As actuações da Estrela do Oriente são unanimemente consideradas de elevado nível, contando o seu repertório com uma riquíssima recolha da nossa tradição musical, a qual resultou no lançamento de um CD em 2004.
 
Contacto
Luís Jacinto Rebelo
Rua Dom David Dias Pimentel, 20
Algarvia
9630-221 NORDESTE
Tel.: 296 452 475 / 91 632 27 91
Email: filarmonicaestreladooriente@gmail.com

 

Grupo Folclórico São Jorge

ATUALMENTE INATIVO
O Centro Social Recreativo e Cultural de Nordeste foi criado em 1985, tendo sido integrado no centro o Grupo Folclórico de São Jorge Nordeste, criado em 1982, no âmbito do curso de Educação Permanente, ministrado pela Professora Rosa Maria Vaz de Medeiros.
Atuou, em diversas ilhas da Região Autónoma dos Açores, na Região Autónoma da Madeira e no continente português, em diversos festivais de folclore, tendo atuado sempre com brilhantismo, a convite quer de entidades públicas quer de outros grupos folclóricos.
O grupo atuou também em Espanha, em Badajoz,  e no Canadá, em London, no Encontro de Nordestenses.
No ano de 2013, gravou um DVD para apresentação do programa CORES.
No ano de 2014, atuou no Pinhal da Paz para os pilotos e equipas do Rali Açores, e também realizou o I Festival de Folclore da Primavera de Nordeste.

 

Contacto
Jorge Araújo
Rua António Alves de Oliveira, Nº 14
9630-147 Nordeste 
Telm. 965706967
Telf: 296488503
Email: jorgecamaradearaujo@gmail.com

 

Grupo Folclórico Imaculada Conceição

O Grupo Folclórico Imaculada Conceição da Casa do Povo da Lomba da Fazenda é composto por 35 elementos aproximadamente, divididos pelas categorias de tocadores, bailadores e figurantes.

O grupo foi fundado em 23 dezembro de 1983, por iniciativa de um grupo de fazendenses empenhados em preservar as tradições culturais da sua freguesia, entre os quais se destacam João Manuel Raposo Teves, Mário da Conceição Arruda Fagundo, Vítor Sérgio Raposo Lima e Padre Augusto Manuel Arruda Cabral.

Ao longo da sua existência, o grupo tem-se dedicado à recolha e à divulgação da cultura popular do povo. Fazem parte do seu reportório, entre outros balhos, a Dança das Mãos Dadas, os Quatro Cantos e Manjericão Velho, dançadas por sucessivas gerações de fazendenses.

Ao longo destes anos, o Grupo Folclórico Imaculada Conceição da Casa de Povo da Lomba da Fazenda tem desfilado e actuado pelas ilhas de S. Miguel, S. Maria, Terceira, Pico e S. Jorge e ainda pela Madeira e Portugal continental.

 
Contacto 
Rafael Vieira
Casa do Povo da Lomba da Fazenda
Lomba da Fazenda
9630 NORDESTE
Telm.: 91 34 487 87
Email: cpfazenda@sapo.pt

 

Grupo Folclórico São José

A primeira atuação do Grupo Folclórico São José da Salga, de que há memória, teve lugar no Coliseu Micaelense, por volta do ano de 1950. Era então dirigido por Manuel Inácio de Melo, seu fundador, tendo como monitora Maria do Céu Melo. Sob a sua orientação, atuaram em diversas localidades, passando por Ponta Delgada, Ribeira Grande e Nordeste, havendo, no entanto, uma certa distância temporal entre essas atuações, o que originou alterações na composição dos elementos do grupo, que, quase invariavelmente, emigravam.
Entre o ano da constituição e o ano de 1985, o Grupo Folclórico São José da Salga fez várias atuações na ilha de São  Miguel, estando entre os principais da ilha. Depois de 1985, o grupo cessou atividade, até reabrir recentemente, em julho de 2014, pela mão da Junta de Freguesia da Salga, presidida por Armando Correia Vicente.
Desde a reabertura até então, o grupo participou em várias festividades, entre estas, as Festas do Nordeste, onde fez a sua maior aparição pública após a inauguração a 6 de julho de 2014 na sua freguesia.
 
Contacto 
Armando Correia Vicente
Junta de Freguesia da Salga
Rua Direita
9630 SALGA

Telm.: 916739909
Telf: 296462392/296462301
Email: freguesiachadinha@hotmail.com

 

Fake Society

Em 2006, oriundos da Vila do Nordeste, Hugo Oliveira e Frederico Almeida, ambos guitarristas, tencionavam criar um Projecto/Banda.

Mais tarde, em 2009, conseguiram concluir a banda, com Claudio Fernandes, ex Country of Caos, Luís Pacheco e André Simas, formando assim os Fake Society, sendo todos os elementos do concelho do Nordeste.

A banda iniciou-se com temas originais dentro do estilo Metalcore. Em janeiro de 2010, os Fake Society sofreram alterações na voz, dando-se a saída de André Simas e a entrada de Steven Medeiros, este ex Hemptylogic e Trauma Prone. Assim, o line-up ficou com Steven Medeiros (voz), Hugo Oliveira (guitarra), Frederico Almeida (guitarra), Luís Pacheco (baixo) e Claudio Fernandes (bateria). A banda começou a criar temas mais precisos e agressivos.

A estreia de Fake Society teve lugar a 10 de julho na freguesia de Santana, no concelho do Nordeste, e, logo de seguida, em Ponta Delgada, no Bar Baía dos Anjos, pisando o mesmo palco Hatin Weeler.

Contacto
Hugo Oliveira:  god_1992@hotmail.com
Frederico Almeida: pyrata10@gmail.com