Distinções Municipais
Distinções Municipais
Publicado em 19 Julho, 2016

Município do Nordeste distingue personalidades com ação relevante no concelho

No quingentésimo segundo aniversário do município, a Câmara Municipal do Nordeste homenageou personalidades do concelho que se distinguiram nas áreas da cultura e da ação social, e entregou a Chave de Honra do Município ao ex-presidente da Assembleia da República Jaime Gama, pelo trabalho desenvolvido pelo homenageado em benefício da comunidade açoriana, com consequências também para o concelho do Nordeste.

A título póstumo, o município distinguiu, também, com o título de Cidadão Honorário do Concelho do Nordeste, o padre Dinis da Luz, pelo seu percurso cívico e pela excelência do seu trabalho literário, que promoveu a divulgação do Nordeste e das suas gentes além-fronteiras.

Padre, jornalista, poeta e escritor, homem de grande atividade literária e espirito crítico, Dinis da Luz manteve sempre ligação ao Nordeste e ao seu Nordestinho, definindo-se como aquele que “Em Lisboa sou dos Açores, nos Açores sou de São Miguel; em São Miguel sou do Nordeste; no Nordeste sou do Nordestinho. E no Nordestinho sou do Burguete”.

Dinis da Luz nasceu em São Pedro do Nordestinho, no ano de 1915, tendo falecido na terra natal em 1987.

A distinção ao padre Dinis da Luz foi recebida pelo presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Nordestinho, José Miguel Mendonça, em representação da familiar do distinguido, Conceição Silva, que, por motivos de saúde, não pôde estar presente na cerimónia.

Chave de Honra para Jaime Gama

Pelos altos cargos desempenhados e pela ação desenvolvida em benefício da comunidade açoriana, onde diretamente se insere o Nordeste, o município atribuiu a Chave de Honra do Município do Nordeste ao ex-presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, destinando-se este galardão a distinguir titulares de órgãos de soberania nacionais ou estrangeiras, diplomatas estrangeiros em Portugal e personalidades nacionais ou estrangeiras de reconhecido mérito e prestígio.

Jaime José Matos da Gama nasceu na Fajã de Baixo em 1947. Desde os 14 anos que se envolveu ativamente na luta política pela democracia, sendo colaborador ativo do jornal “Açores” e elemento da oposição local. É um dos fundadores do Partido Socialista e foi eleito deputado à Assembleia Constituinte pelo círculo de Ponta Delgada em 1975, tendo presidido à Comissão que redigiu os artigos da Constituição respeitantes à autonomia.

De 1976 a 1983, foi deputado pelos Açores na Assembleia da República e presidiu à primeira estrutura regional do PS-Açores, criada no I Congresso Regional, reunido em Ponta Delgada, a 19 e 20 de julho de 1980, cargo no qual viria a ser sucedido em 1983 por Carlos César, quando passou a ser eleito deputado por Lisboa, até encerrar a sua carreira política em 2011, como presidente da Assembleia da República e membro do Conselho de Estado.

Distinções para a atividade cívica e cultural

Em resultado da dedicação e dos serviços prestados nas áreas da saúde, da cultura e da ação social, no concelho de Nordeste, a câmara municipal agraciou com a Medalha de Mérito Municipal, Jorge Manuel Oliveira Morgado, delegado de saúde do Centro de Saúde do Nordeste, assim como Luís Manuel Pereira da Silveira, responsável musical da Filarmónica Estrela do Oriente e do Grupo de Cantares do Nordeste, e a Associação de Apoio aos Deficientes e Inadaptados do Nordeste, Amizade 2000.

Jorge Manuel Oliveira Morgado é residente no concelho do Nordeste há 31 anos, desde 1982, como médico no Centro de Saúde de Nordeste, onde exerce também as funções de delegado concelhio de saúde, mantendo como lema a Medicina Humanizada, o trabalho em equipa e a partilha de conhecimentos.

A distinção atribuída pelo município tem em consideração o facto de o médico Jorge Manuel Oliveira Morgado, ao longo de mais de três décadas, no exercício das suas funções profissionais e institucionais, ter contribuído para a melhoria da vida dos nordestenses, assim como pela sua dedicação e pelo serviço prestado à população e a diversas instituições do concelho do Nordeste, nomeadamente na área da saúde.

Luís Manuel Pereira da Silveira foi outro nordestense distinguido pelo município do Nordeste, considerando que o cidadão e maestro dedica-se há mais de duas décadas à divulgação musical na comunidade nordestense, prestando apoio às bandas filarmónicas do concelho, ao Grupo de Cantares e à Orquestra Ligeira do Nordeste, e desenvolvendo um importante trabalho na formação ao nível musical, sendo de relevância o seu contributo no campo da cultura.

Luís Silveira nasceu em 1964, na freguesia da Lomba da Fazenda, concelho do Nordeste, onde sempre residiu.

A Amizade 2000 – Associação de Apoio aos Deficientes e Inadaptados de Nordeste, foi a instituição distinguida pelo município, tendo por fundamento o trabalho desenvolvido pela associação em prol dos jovens com necessidades especiais, sendo fundamental o seu contribuindo para o desenvolvimento das necessidades motoras e psicossociais, com vista à autonomia e integração das pessoas com deficiência.

A Amizade 2000 foi fundada em 1995, nascida da vontade de vários pais e amigos dos jovens portadores de deficiência do concelho de Nordeste, por falta de uma estrutura local de apoio nesta área.