Melhoria do saneamento básico
Melhoria do saneamento básico
Publicado em 21 Outubro, 2016

Câmara do Nordeste vai melhorar a rede de saneamento básico

 

A Câmara do Nordeste apresentou à população e às entidades locais, entre estas as juntas de freguesia, o Plano Geral de Saneamento de Águas para o concelho.

O Plano de Saneamento abrange todas as freguesias do Nordeste, tendo como propósito o cumprimento da lei e a melhoria da qualidade ambiental do concelho.

O Plano de Saneamento de Águas (elaborado pela Eco Serviços) consiste, para a generalidade das freguesias, na execução de fossas sépticas coletivas, de modo a evitar a descarga direta (sem tratamento) para as linhas de águas (ribeiras e grotas).

Em algumas freguesias, verifica-se mesmo o confinamento de águas domésticas com águas pluviais, oriundas da chuva, havendo outras localidades que até têm o sistema de separação de águas mas que não fazem o tratamento adequado. Por outro lado, verifica-se também, em algumas freguesias, a existência de ramais particulares de saneamento desprovidos de fossa séptica e sem ligação a fossa séptica coletiva.

O levantamento efetuado pela Câmara do Nordeste aponta para um investimento de cerca de 3.2 milhões de euros, todavia, a intenção da autarquia passa por solucionar, numa primeira fase, as situações mais urgentes que se verificam no concelho, servindo o Plano de documento orientador para os próximos anos, útil a intervenções que venham a ser feitas na rede.

Numa primeira fase, num investimento próximo de 1 milhão de euros, a Câmara do Nordeste vai intervir na localidade da Feteira Pequena e na Vila do Nordeste, visando solucionar o depósito de esgotos domésticos na Grota do Engenho e na Grota dos Pelames, respetivamente, havendo também a intenção de dotar a Vila do Nordeste de infraestruturas de saneamento adequadas, por ser o aglomerado maior do concelho e com tendência a crescer.

A intervenção a levar a efeito em ambos os casos será contemplada no Plano e Orçamento do próximo ano, e candidatada aos fundos comunitários, consistindo na correção e no melhoramento da rede, além da respetiva repavimentação dos arruamentos.

Para a Lomba da Fazenda, em virtude da beneficiação que a câmara municipal levará a efeito na Rua do Arraiado e no Caminho Fundo, será aproveitada a intervenção para se proceder à melhoria do saneamento básico.

Todas estas melhorias na rede de saneamento básico do concelho do Nordeste serão executadas de modo faseado, de acordo com a disponibilidade financeira do município.

Na apresentação pública do Plano, o presidente da autarquia, Carlos Mendonça, referiu-se ao impacto que a melhoria do saneamento básico terá na qualidade de vida da população, dizendo “não se tratar de uma obra populista, porque não é uma obra para se ver, mas de um investimento que vem resolver um problema real do concelho, que se arrasta há vários anos, que é um problema de todos e não só da autarquia, e que os munícipes têm de perceber esta situação”.