Entrega Prémio Dinis da Luz
Entrega Prémio Dinis da Luz
Publicado em 17 Fevereiro, 2017

Joana Matos recebe Prémio Dinis da Luz

 

A Câmara Municipal do Nordeste procedeu, na passada quarta-feira, à entrega do Prémio Dinis da Luz à vencedora do concurso de 2016, a Joana Moniz Matos.

A premiada, natural da freguesia de Santo António de Nordestinho, com 23 anos de idade e formação superior em Relações Públicas e Comunicação, concorreu ao concurso com um trabalho sobre o concelho do Nordeste, na modalidade de crónica, sendo requisito que os trabalhos apresentados a concurso incidissem no concelho e sob a forma de reportagem, entrevista ou crónica.

A vencedora foi premiada com equipamento informático, no valor máximo de 500 euros, conforme estipulado na candidatura ao prémio.

A entrega do prémio foi feita pelo presidente da autarquia, Carlos Mendonça, estando presentes na cerimónia os três membros do júri do concurso, composto por 2 elementos da sociedade civil e presidido pelo vice-presidente da câmara, Milton Mendonça. O ex-deputado e jornalista José Andrade e o provedor da Santa Casa da Misericórdia e diretor da Escola Profissional do Nordeste, Eduardo de Medeiros, foram os convidados do júri.

Na atribuição do prémio à vencedora, que se apresentou a concurso com o trabalho Crónica de um amor apregoado, o júri teve em consideração “a forma descritiva do texto, de maior sentido literário e de cuidada linguagem poética, e o conteúdo temático, de exaltação do espírito nordestense sob a forma de testemunho vivencial”.

O Prémio Dinis da Luz foi reaberto em agosto do ano passado pela Câmara do Nordeste, em homenagem ao ilustre nordestense Dinis da Luz, padre, poeta, escritor e jornalista, natural da freguesia de São Pedro de Nordestinho.

Na mesma sessão de entrega do prémio 2016, a autarquia evocou todos os nordestenses que se destacaram na escrita, fazendo-o através de uma exposição bibliográfica, a decorrer no Posto de Turismo do Nordeste entre 15 e 22 de fevereiro.
A exposição foi organizada pela Biblioteca Municipal do Nordeste, a partir do seu espólio bibliográfico, do qual constam cerca de 40 nordestenses com obras publicadas.

 

Crónica de um amor apregoado
aqui.