SMPC

Exercício da Proteção Civil com bons resultados no Nordeste
 
Entre os dias 27 e 31 de março, a Proteção Civil municipal, com a colaboração do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, desenvolveu no concelho de Nordeste um exercício de âmbito municipal com a missão de testar a operacionalidade das Medidas de Autoproteção das escolas básicas do concelho e também do Plano Municipal de Proteção Civil de Nordeste, contando com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários, da PSP, do Centro de Saúde, do Delegado de Saúde, do Serviço Florestal, da DROPC, da EBSN e das respetivas escolas básicas, da empresa Nordeste Ativo e de algumas juntas de freguesia.

O exercício desenvolveu-se em modo LivEX, através da mobilização real de meios e recursos, na qual todas as entidades atuaram como se de situações reais se tratasse. O cenário fictício consistiu numa situação de tempestade, com chuvas torrenciais e ventos muito fortes que provocaram estragos consideráveis nos edifícios escolares e nas zonas envolventes.

Este cenário desenvolveu-se ao longo de cinco dias, de forma a possibilitar o treino das diferentes entidades nas cinco escolas básicas, permitindo também aos professores e auxiliares melhorar os conhecimentos para fazer face a uma situação de catástrofe.

Como resultado deste exercício, verificou-se que o estado de prontidão e a capacidade de resposta das entidades envolvidas é muito bom e, em todos os casos, as crianças estiveram sempre em segurança e protegidas dos cenários ocorridos.

A boa coordenação e a articulação entre as entidades de proteção civil permitiu agir com celeridade nas situações de salvamento das vítimas, mobilizando os meios necessários para dar resposta às diferentes situações que foram encontradas em cada escola.

De futuro, a Câmara Municipal de Nordeste continuará a incentivar e a promover atividades de treino das forças de proteção civil municipal, para permitir a melhoria contínua da capacidade de resposta em situação de acidente ou catástrofe.