encontro nordestenses canadá

Câmara promove o concelho na comunidade nordestense do Canadá

 
A Câmara Municipal do Nordeste pretende atrair ao concelho a comunidade nordestense radicada no Canadá, assim como dos Estados Unidos e de outros países de acolhimento de naturais do Nordeste. Com este objetivo, a propósito do 11º Encontro de Nordestenses de Ontário, que teve lugar neste mês de maio, o presidente da Câmara do Nordeste, Carlos Mendonça, levou a boa-nova da reabertura da Estalagem dos Clérigos, como sendo um passo importante para o desenvolvimento económico e social local e para o aumento do turismo no concelho. O próprio grupo The Lince (agora gestor da Estalagem) esteve representado no encontro, através da engenheira Teresa Miranda e da diretora comercial Andreia Vieiras.
 
Intercâmbio leva equipa dos EUA ao Priolo Cup

No convívio, que juntou mais de 500 naturais do concelho e respetivas famílias, Carlos Mendonça encorajou e incentivou ao intercâmbio entre a comunidade nordestense local e a comunidade do outro lado do Atlântico, afirmando que o Nordeste oferece atualmente boas condições de acolhimento.

Carlos Mendonça aproveitou a ocasião para apresentar a 3ª edição do Priolo Cup, que se realiza no Nordeste no próximo mês de junho, com a participação de várias equipas regionais, nacionais e mesmo internacionais, estando confirmada a presença da equipa St. Michael´s Club, de New Bedford, que trará ao concelho 15 jogadores, 3 técnicos e vários familiares. A presença desta equipa no torneio de futebol infantil surgiu do Encontro de Nordestenses que se realiza anualmente nos Estados Unidos.
 
Juntas de S. António e de São Pedro integram comitiva

A representar o município do Nordeste, estiveram também presentes no encontro a presidente da Assembleia Municipal do Nordeste, Anabela Isidoro, o presidente e o secretário da Junta de Freguesia de Santo António de Nordestinho, José Nemésio Pacheco e Alcides Raposo, respetivamente, e o secretário da Junta de Freguesia de São Pedro de Nordestinho, Adalberto Melo.
 
Receitas apoiam crianças do Nordeste e de Toronto

O Encontro de Nordestenses de Ontário tem uma particularidade social além da confraternização entre naturais do concelho, sendo as verbas angariadas, a partir de sorteios, canalizadas para benefício de crianças mais desfavorecidas do concelho do Nordeste, através de uma organização não lucrativa local, assim como, em Ontário, para um hospital de crianças de Toronto, concretamente para o Sick Kids.
 
Comissão organizadora

O convívio nordestense do Ontário é organizado por uma comissão local, presidida por Otília Prazeres, natural da freguesia da Algarvia, por Frank Borges e Norberto Medeiros, da Lomba da Fazenda, Natalie Torrado, de São Pedro de Nordestinho, e Fátima Bento, vice-presidente da comissão organizadora, natural da freguesia da Achadinha.

Para além de nordestenses de várias localidades do Canadá, o encontro atraiu visitantes dos Estados Unidos, incluindo Tony Soares, natural da freguesia da Achada, que representou a organização nordestense dos Estados Unidos.
 
Tia Maria do Nordeste anima convívio
Na animação cultural do convívio esteve a Tia Maria de Nordeste, com José Maria Pacheco, natural de São Pedro de Nordestinho, Jéssica Amaro, presença habitual nestes encontros da comunidade, Mário Marinho e Steve Ferreira – DJ 5 Star.

Para a angariação de verbas nestes eventos comunitários são fundamentais os sorteios, tendo a organização contado, entre os vários prémios que sorteou, com a oferta de uma passagem de avião pela Azores Airlines/SATA.
 

(A elaboração desta notícia teve a colaboração do jornal Sol Português).