Quinta da Lazeira, um projeto para vender emoções
Quinta da Lazeira, um projeto para vender emoções
Publicado em 25 Maio, 2017

Quinta da Lazeira, um projeto para vender emoções
 
A Câmara Municipal do Nordeste apresentou a 23 de maio, na freguesia de São Pedro de Nordestinho, o projeto Quinta da Lazeira. Trata-se de uma quinta pedagógica, que pretende unir sectores diferenciados, nomeadamente, turismo, religião e atividade de campo.

Para o presidente da Câmara do Nordeste, o principal objetivo da Quinta da Lazeira passa por “valorizar, dinamizar e divulgar a ruralidade do concelho do Nordeste” e com isto trazer mais gente e retorno financeiro ao concelho e principalmente à freguesia de São Pedro.

O projeto será implementado junto à Ermida de Nossa Senhora do Pranto, em terrenos adquiridos por anteriores executivos, “por um valor superior a 185 mil euros e que nunca trouxeram retorno financeiro ao concelho”, referiu o presidente da Câmara do Nordeste na ocasião.

O projeto, com uma área de aproximadamente 62 mil m2, englobará várias valências, nomeadamente uma zona de alojamento local de tipologia T2, um espaço para exposições, um parque de campismo com capacidade para 20 tendas, uma zona de merendas, snack-bar, parque infantil, posto de turismo, para venda de produtos locais e no qual os artesãos locais podem expor os seus trabalhos, um local destinado a jogos tradicionais e uma zona de alojamento para animais de diferentes portes.

A Quinta da Lazeira terá também um percurso pedonal e ciclovia ao longo de grande parte da quinta, assim como uma zona destinada aos Serviços Florestais, com o intuito de valorizar os produtos endógenos do concelho, como é o caso da criptoméria, e outra zona para cultivo e plantações além de um parque de estacionamento para autocaravanas. Esta última zona além de ser uma ideia inovadora na ilha de São Miguel tem como objetivo diferenciar o turismo.

A Quinta da Lazeira tem previsto a data de inauguração para finais de 2018 e será financiada por fundos comunitários.

Durante a apresentação pública do projeto, o presidente da câmara municipal referiu-se à valorização que este investimento dará à freguesia de São Pedro, salientando que este é um projeto “com enorme interesse e uma mais-valia para a freguesia”, e que traz a possibilidade de “criar mais emprego, mais empresários e mais empreendedorismo”.

Carlos Mendonça disse ainda que o projeto da Quinta da Lazeira é um compromisso assumido com todos os nordestenses e que pretende “vender emoções, aproximar projetos à ideia, à ideologia e ao pensamento das populações”.