Rancho “Os Tradicionais do Clube Português de London
Rancho “Os Tradicionais do Clube Português de London"
Publicado em 18 Julho, 2017

Rancho Folclórico “Os Tradicionais do Clube Português de London” nas Festas do Nordeste

 
As Festas do Nordeste receberam este ano o Rancho Folclórico “Os Tradicionais do Clube Português de London”, do Canadá.

O rancho fará hoje a sua exibição nas festas, juntamente com os grupos folclóricos Imaculada Conceição e São José da Salga.

Oriundo da cidade de London, da província de Ontário, o grupo é formado por elementos do continente português e dos Açores, de primeira e segunda geração, incluindo algumas pessoas do concelho do Nordeste, nomeadamente da freguesia da Salga. Por esta razão, a Salga receberá o grupo nesta quarta-feira, para uma atuação no largo da freguesia pelas 20h00.

Os Tradicionais de London foi fundado em 1977, sendo composto por dois grupos, um juvenil e outro adulto, chegando aos 70 elementos entre músicos, cantares e dançarinos.

Ao longo dos tempos, o rancho tem atuado em vários festivais comunitários no Canadá, nos Estados Unidos, em Portugal continental e nos Açores, passando a ser um dos ranchos folclóricos portugueses mais conceituados do Canadá.

Os Tradicionais mantêm os trajes regionais, assim como a dança e os cantares, que representam um pouco de todo o Portugal continental, das ilhas dos Açores e da Madeira.

Os Tradicionais de London participam em ações de caridade, festas religiosas portuguesas, em concursos e em festivais de folclore por todo o norte da América, tendo arrecadado, por mais de uma vez, o primeiro lugar em várias participações.
Para o futuro, o rancho ambiciona atuar noutros países da Europa e demonstrar “a linda cultura e tradição portuguesa e açoriana”, refere o responsável do grupo, Mário Leite.