Os Tradicionais de London

Rancho Folclórico “Os Tradicionais do Clube Português de London” nas Festas do Nordeste

 
As Festas do Nordeste receberam este ano o Rancho Folclórico “Os Tradicionais do Clube Português de London”, do Canadá.

O rancho fará hoje a sua exibição nas festas, juntamente com os grupos folclóricos Imaculada Conceição e São José da Salga.

Oriundo da cidade de London, da província de Ontário, o grupo é formado por elementos do continente português e dos Açores, de primeira e segunda geração, incluindo algumas pessoas do concelho do Nordeste, nomeadamente da freguesia da Salga. Por esta razão, a Salga receberá o grupo nesta quarta-feira, para uma atuação no largo da freguesia pelas 20h00.

Os Tradicionais de London foi fundado em 1977, sendo composto por dois grupos, um juvenil e outro adulto, chegando aos 70 elementos entre músicos, cantares e dançarinos.

Ao longo dos tempos, o rancho tem atuado em vários festivais comunitários no Canadá, nos Estados Unidos, em Portugal continental e nos Açores, passando a ser um dos ranchos folclóricos portugueses mais conceituados do Canadá.

Os Tradicionais mantêm os trajes regionais, assim como a dança e os cantares, que representam um pouco de todo o Portugal continental, das ilhas dos Açores e da Madeira.

Os Tradicionais de London participam em ações de caridade, festas religiosas portuguesas, em concursos e em festivais de folclore por todo o norte da América, tendo arrecadado, por mais de uma vez, o primeiro lugar em várias participações.
Para o futuro, o rancho ambiciona atuar noutros países da Europa e demonstrar “a linda cultura e tradição portuguesa e açoriana”, refere o responsável do grupo, Mário Leite.