Prevenção de quedas - livro

Idosos do Nordeste recebem guia de prevenção do risco de quedas
 
A Câmara Municipal do Nordeste apresentou na passada sexta-feira, aos beneficiários do Cartão Dar Vida aos Anos, um guia sobre prevenção de quedas na população idosa.

A publicação, que conta com o apoio do município, é um manual adotado pelo projeto FallSensing, desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, que identifica os fatores de risco que podem levar o idoso a cair.

O manual “Prevenir Quedas, um desafio ao seu alcance” distribui-se por oito capítulos, dos quais constam aconselhamentos sobre cuidados de saúde e alimentação saudável, revisão da medicação, supervisão da visão, atividade física, exemplos de exercícios, calçado e ambiente doméstico seguro, atitudes a tomar na sequência de queda e contactos úteis de socorro a incidentes.

O manual é resultado de um estudo realizado no Nordeste e no continente português, no qual foi avaliado o grau de risco de queda dos idosos com ou mais de 65 anos, numa parceria entre a Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra, o projeto FallSensing e a Câmara Municipal do Nordeste, através do gabinete do Desporto e Hábitos de Vida Saudáveis, e o Serviço de Apoio ao Domicílio na área da Reabilitação da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste.

A apresentação do guia, que contou com a presença de 116 idosos do concelho, utentes do Cartão Dar Vida aos Anos, contemplou alguns exemplos práticos, levados a cabo por técnicos da área da reabilitação do Serviço de Apoio ao Domicilio da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste.
A apresentação do guia foi feita pelo vereador Luís Dutra, em representação do presidente da Câmara Municipal do Nordeste, e pelo gabinete de Serviço Social da autarquia.