“Dar Vida aos Anos”
“Dar Vida aos Anos”
Publicado em 28 Agosto, 2017

Dar Vida aos Anos”

A Câmara Municipal do Nordeste tem vindo a demonstrar preocupação com o apoio e dinamização de várias iniciativas, bem como uma crescente responsabilidade, com as questões sociais que refletem a realidade que se vive no concelho do Nordeste.

Neste sentido, em parceria com algumas instituições e empresários locais, o município, em 2014, procedeu à criação do Cartão Dar Vida aos Anos, como um benefício social que procura zelar pela segurança e bem-estar da população idosa do concelho.
O mesmo cartão pretende combater o isolamento dos idosos, os internamentos precoces e a exclusão social, ao mesmo tempo que procura promover um maior envolvimento na comunidade e proporcionar uma vida mais ativa aos idosos, dando-lhes assim mais vida aos anos.

Atualmente, já são 266 idosos, com mais de 65 anos, que usufruem dos benefícios do cartão, estando entre estes as Visitas Domiciliárias, realizadas durante todo o ano, pelo gabinete de Serviço Social da câmara municipal, e a possibilidade de beneficiar de passeios por locais de interesse cultural e paisagístico da ilha de São Miguel durante o verão.

Neste mês de agosto, já foram dinamizados vários passeios pela ilha com idosos de todas as freguesias do concelho do Nordeste. Os passeios têm tido como principais pontos de visita o concelho de Ponta Delgada, onde visitaram o Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, o Pinhal da Paz, as Sete Cidades e o Palácio de Santana, assim como o concelho da Ribeira Grande, para conhecer a Fábrica de Licores Mulher de Capote e revisitar a Lagoa do Fogo, e ainda o concelho da Povoação, nomeadamente os produtos artesanais do Celeiro da Terra, a Lagoa e as Caldeiras das Furnas, entre outros destinos como a Ribeira Seca, Vila Franca do Campo, Lagoa, os Mosteiros e a Maia.

Até ao final do mês, serão realizados mais alguns passeios de forma a promover o convívio entre idosos, oferecendo-lhes momentos que certamente irão recordar mais tarde.