José de Almeida Mello apresenta
José de Almeida Mello apresenta "Álbum Micaelense"
Publicado em 19 Dezembro, 2017

Historiador José de Almeida Mello faz a apresentação pública no Nordeste do “Álbum Micaelense”

 

Integrado na 23ª Feira do Livro do Nordeste, o historiador José Manuel de Almeida Mello fez a apresentação pública no Nordeste da sua última publicação, o “Álbum Micaelense”, uma edição de 2016 da Letras Lavadas. O autor aproveitou a ocasião para apresentar outros livros anteriormente publicados, entre estes, o “Álbum Nordestense”, estando a apresentação das obras a cargo de Carlos Melo Bento.

O vereador do pelouro da cultura e desporto, Marco Mourão, salientou a inovação da 23ª edição da Feira do Livro do Nordeste ao promover a apresentação pública de três publicações, todas elas de escritores com ligação ao concelho do Nordeste. Alexandra Martins e Nuno Rafael Costa foram outros autores que passaram pela Feira do Livro do Nordeste, que se encontra a decorrer até 29 de dezembro.

O “Álbum Micaelense, Memórias e Factos”, de José Manuel de Almeida Mello, percorre, em fotografia a preto e branco, a ilha de São Miguel no período de 1870 a 1974, com destaque para o modo de vida de uma população que era sobretudo agrária, estando também presente no livro a vertente religiosa, os usos e costumes e a paisagem.

A Vila do Nordeste e algumas freguesias deste concelho encontram-se também refletidas no álbum.