Estrela do Oriente celebra 140 anos
Estrela do Oriente celebra 140 anos
Publicado em 9 Janeiro, 2018

Estrela do Oriente celebra 140º aniversário  
 
A Estrela do Oriente iniciou o seu programa comemorativo dos 140 anos de vida da filarmónica com um concerto de Ano Novo, realizado a 6 de janeiro na Igreja de Nossa Senhora do Amparo. A Câmara Municipal do Nordeste esteve presente no evento através do vereador da cultura e desporto, Marco Mourão, assim como outras entidades locais e do concelho e a população da freguesia da Algarvia.
A Filarmónica Estrela do Oriente foi fundada em 1878, pelo Padre Dinis Inácio Machado. Tem vindo a marcar presença ao longo dos tempos em diversos eventos musicais por todo o território português, contando também com algumas deslocações ao estrangeiro.

Em mais de um século de existência, a Filarmónica Estrela do Oriente tem tido um peso muito significativo na formação musical e social dos jovens e das crianças da freguesia da Algarvia, estendendo-se, atualmente, às freguesias limítrofes.

As atuações da Estrela do Oriente são unanimemente consideradas de elevado nível, contando o seu repertório com uma riquíssima recolha da nossa tradição musical, a qual resultou no lançamento de um CD.

A filarmónica é presidida há vários anos por Luís Jacinto Rebelo e tem como diretor musical Luís Silveira.