OASA leva Observação Astronómica ao Miradouro do Sossego
OASA leva Observação Astronómica ao Miradouro do Sossego
Publicado em 9 Abril, 2018

OASA leva Observação Astronómica a Miradouro da Ponta do Sossego

No dia 13 de abril, entre as 21h00 e as 23h00, o OASA volta a fazer as malas para levar uma observação astronómica ao maravilhoso céu escuro do Miradouro da Ponta do Sossego, no concelho do Nordeste, numa atividade que conta com o apoio da Câmara Municipal do Nordeste.
Deslocando-se para fora da cidade, e evitando a poluição luminosa das zonas urbanas, o OASA espera aproveitar a escuridão natural deste bonito local e mostrar a todos os que nos acompanharem, a beleza do céu noturno a olho nu, bem como galáxias e nebulosas que precisam de condições favoráveis à sua observação. Esta é ainda uma atividade que procura sensibilizar o público para os efeitos negativos da poluição luminosa gerada nas zonas urbanas.

Esta atividade não carece de marcação prévia e a participação na mesma será totalmente gratuita. Trata-se de uma ótima oportunidade para aliar a beleza natural dos miradouros açorianos ao maravilhoso céu que se esconde longe da poluição luminosa dos centros urbanos.
Esta atividade está inserida no Mês Mundial da Astronomia 2018 (MMA). O MMA é um conjunto de comemorações anuais, dinamizado internacionalmente pelos Astronomers Without Borders, que pretende levar a celebração da Astronomia a todos os cantos do mundo. O OASA, como um dos afiliados internacionais, dedica o mês de abril a estas comemorações (veja aqui todas as atividades para abril).

O Observatório Astronómico de Santana -Açores é um Centro de Ciência, pertencente à rede de Centros de Ciência financiada pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, que tem como principal objetivo a divulgação científica no âmbito de temáticas relacionadas com a Astronomia. Com gestão por parte d “A Ponte Norte” – Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, o OASA pretende ser um espaço de diversão e aprendizagem para todas as idades, bem como um espaço privilegiado para a observação dos astros.

Fonte: OASA
9 de abril de 2018