30707091_1715762571832818_6177699633637097472_n

Nordestenses a viver no Canadá reúnem-se pelo 12º ano consecutivo

 
O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, participou no seu primeiro Encontro de Nordestenses da diáspora, no Canadá, no passado dia 14 de abril, em Mississauga, na província de Ontário.

Foi para o presidente da Câmara do Nordeste extraordinário ver uma sala completamente cheia de gente (cerca de 600 pessoas) que se importa com a sua terra natal, com a sua comunidade e que mantem vivos os laços que os unem aos Açores e ao Nordeste, como também imensas pessoas que, apesar de não serem nordestenses, quiseram colaborar com esta iniciativa, demonstrando que o espírito solidário continua a ser uma imagem de marca da comunidade neste país.

“Esta demonstração de solidariedade só pode merecer da minha pessoa os maiores elogios e agradecimentos, esperando naturalmente que estas iniciativas continuem a merecer a vossa atenção e cuidado, tal como têm merecido ao longo destes últimos anos”, referiu António Miguel Soares no seu discurso de boas-vindas.

O autarca agradeceu, também, aos colaboradores deste encontro que é sem dúvida uma enorme mais-valia na área social nordestense: “sei bem e sabemos todos que a vida de um emigrante não é fácil, muito pelo contrário. É uma vida feita de trabalho, suor e lágrimas, uma vida passada a sentir saudade, uma vida de sacrifício, sempre com a sua terra natal, a sua família e os seus amigos no coração”.

“É esta saudade que vos motiva a querer colaborar e ajudar não só os vossos familiares como toda a comunidade que vos viu nascer e que reconhece o vosso empenho e dedicação”, acrescentou António Miguel Sares.

 

Além destas iniciativas, a comunidade emigrante nordestense continua a proporcionar um importante estímulo à nossa economia local aquando do seu regresso ao Nordeste no seu período de férias, quer seja na aquisição de produtos no comércio local, nas festas de verão ou até mesmo na construção civil.

“Os nordestenses são gratos aos nossos imigrantes pela sua generosidade e o seu sucesso tanto profissional como familiar, sendo para nós um orgulho, pois mostra bem a fibra de que são feitos os nordestenses e a sua capacidade de lutar e vencer as contrariedades da vida”, referiu o autarca.

António Miguel Soares deixou o convite para que a diáspora visite o concelho do Nordeste, mostrando-se disponível para trabalhar em prol dos nordestenses e das instituições locais.

O convívio anual de Nordestenses do Canadá, que este ano comemora 12 anos, realiza-se habitualmente no Oasis Convention Centre, juntando centenas de naturais e de amigos do concelho do Nordeste num almoço de confraternização, que serve para revisitar amigos e manter a ligação à terra de origem.

A acompanhar a presidência e a representar as freguesias, como é tradição nestes convívios, estiveram os autarcas da Vila do Nordeste e da Achadinha, Luís Lima e António José Medeiros, respetivamente.

Marcaram presença no convívio os presidentes de ambas as comissões dos encontros de nordestenses do Canadá e dos Estados Unidos, Otília Prazeres e Tony Soares respetivamente.

 

 

Nordeste, 23 de abril de 2018