Conferências Festas Nordeste 2018

Paulo Gonzo, CALEMA, 9 Miller & Bispo nas Festas do Nordeste 2018

 
A Câmara Municipal do Nordeste apresentou esta tarde, 2 de maio, em conferência de imprensa, o programa das Festas do Nordeste 2018. Entre outras ofertas e inovações, as Festas do Nordeste passam a ter entrada gratuita.

A Câmara do Nordeste procurou oferecer um programa cultural que abrangesse todos os públicos, optando por grupos musicais mais jovens, incluindo artistas de música de dança (dj), e por bandas que atravessam mais do que uma geração como é o caso do artista Paulo Gonzo.

As Festas do Nordeste decorrerão entre 12 e 18 de julho, com a banda CALEMA a abrir o palco das festas. Na sexta-feira, dia 13 de julho, o duo 9 Miller & Bispo e o Dj RIDE são os cabeça de cartaz, seguidos, no sábado, de Paulo Gonzo e Massivedrum.

A entrada no recinto será gratuita, embora a zona dos espetáculos volte a ser vedada para evitar o uso de vidro no local e impedir a concorrência com os vendedores ambulantes e restante comercio presente.

 
Ocupação para os campistas

As festas de 2018 além de terem entrada gratuita terão novas ofertas, tendo em vista a ocupação do público mais jovem que opta por passar o fim-de-semana no Nordeste, estando contempladas atividades desportivas, passatempos e momentos de música de dança durante os períodos da tarde.

A zona de campismo complementar ao Parque de Campismo da Feira também será melhorada no sentido de oferecer a melhor comodidade possível aos campistas, voltando a zona de campismo a estar próxima do recinto das festas.

 
“Parque dos Pequeninos”
O programa deste ano comtemplará ainda o público mais novo, através da criação de uma zona de diversão para crianças, designada de “Parque dos Pequeninos” e que se encontrará aberta nos principais dias de festa.

As Festas do Nordeste integram um segundo palco dedicado à música regional e mais tradicional, nomeadamente às instituições do concelho do Nordeste.

 
Dia do Município envolverá a comunidade

No dia 18 de julho, data de aniversário do município, a Câmara Municipal do Nordeste evocará a data com uma sessão solene que procurará envolver toda a comunidade.

 
Fabiana Andrade embaixadora das festas

A Miss Queen Açores 2017, Fabiana Andrade, natural e residente do concelho do Nordeste, foi convidada pelo município para se associar ao programa festivo e ser a embaixadora das Festas do Nordeste 2018, sendo um rosto reconhecido no concelho e por todos os Açores pelo título alcançado, além da juventude e simpatia que todos lhe reconhecem.

Para promover o artesanato do concelho, a Miss Queen Açores trajou-se para a conferência de imprensa com uma indumentária concebida pela Casa de Trabalho do Nordeste, indo ao encontro da inovação que a instituição está a implementar de adaptação das técnicas e dos têxteis artesanais a uma indumentária mais contemporânea e que possa ser usada no dia-a-dia.

A indumentária trajada pela Fabiana Andrade, inspirada no traje regional rústico, é composta por uma saia de tear, feita a partir de tecido urdido em teia de algodão tapado em lã industrial; de uma blusa de linho bordada a ponto matiz, e de outros acessórios feitos no tear e bordados pelas colaboradoras e artesãs da Casa do Trabalho.

 
Programa religioso

A comissão religiosa das Festas do Nordeste, da Igreja Matriz de São Jorge, também foi convidada pelo município para a divulgação do cartaz, o qual, como é tradição, tem uma componente religiosa que consagra às Festas do Nordeste um cariz peculiar ao unir vários públicos para diferentes ofertas culturais.

Os presidentes das juntas de freguesia e várias entidades do concelho marcaram igualmente presença na apresentação pública das festas, assim como vários órgãos de comunicação social.

O cartaz festivo das Festas 2018 foi apresentado esta tarde pelo presidente da autarquia, António Miguel Soares, e pelo vereador da cultura e desporto, Marco Paulo Mourão.

 
Fotografias da conferência aqui.