Padrão das Alminhas – Salto da Farinha junta 90 pedestrianistas
Padrão das Alminhas – Salto da Farinha junta 90 pedestrianistas
Publicado em 22 Maio, 2018

Percurso Padrão das Alminhas – Salto da Farinha junta 90 pedestrianistas
 
No dia 19 de maio, o Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste (CDRCN), em parceria com a Câmara Municipal de Nordeste, promoveu mais um passeio, desta vez ao Percurso Pedestre – Padrão das Alminhas – Salto da Farinha. O percurso contou com mais de 90 participantes, de vários escalões etários, sendo que mais de 40 eram oriundos de outros concelhos.

Este percurso liga as freguesias da Achadinha à Salga, passando por locais de enorme beleza natural e de grande importância histórica. Desde o emblemático Poço Azul, passando pela Ponte de Nosso Senhor e pelo Miradouro do Salto da Farinha, a partir do qual é possível observar a costa Norte da Ilha.

Homenagem a participante
Este passeio iniciou-se de uma forma diferente. Foi relembrada e homenageada uma participante ativa das atividades do CDRCN, a Rosa Silva, nordestense, falecida no passado fim-de-semana. Rosa Silva tinha participado no último percurso pedestre realizado no dia 21 de abril à Fajã do Araújo. Alguns amigos e familiares prestaram a sua homenagem, usando uma t-shirt com a sua fotografia.

Com uma duração de aproximadamente 3 horas, foram percorridos cerca de 7,50 km. Todos os participantes cumpriram as orientações iniciais, no sentido de evitar quedas e\ou acidentes. Foram realizadas várias pausas para o descanso, para o lanche e, claro está, para as fotografias do percurso, que muito foi admirado pelos participantes, que o realizavam pela primeira vez.

Destacamos o facto de, neste dia, ter sido dinamizado através de diferentes grupos (Native e a Confraria Mancos, Aleijados, Enferrujados e Afins) mais dois Percursos Pedestres no nosso concelho. A Native realizou um percurso pedestre Ribeira dos Caldeirões – Lomba D´El Rei (não temos informação do número de participantes) e a Confraria Mancos, Aleijados, Enferrujados e Afins, um percurso pedestre ao Pico da Vara (com a participação de 56 participantes). Verifica-se que o nosso concelho tem potencial no que respeita à atração de participantes para este tipo de atividades.
 

Texto: CDRCN