36 Km de passeio de uma ponta à outra do concelho
36 Km de passeio de uma ponta à outra do concelho
Publicado em 28 Maio, 2018

36 Km de passeio de uma ponta à outra do concelho

 

No dia 26 de maio, o Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste, em parceria com a Câmara Municipal de Nordeste, organizou um passeio de bicicleta, ligando a Salga à Pedreira.

Os passeios de cicloturismo são uma atividade física de esforço moderado, sendo que o esforço físico exigido é um pouco maior do que nos passeios pedestres, ambos dinamizados pelo Centro Desportivo. Os participantes desta atividade tinham que possuir bicicleta e alguma destreza no manuseamento da mesma.

Marcaram presença no evento 17 participantes, de diferentes idades (entre os 14 e os 59 anos) sendo um dos elementos feminino.

No trajeto foi usada maioritariamente a estrada regional, no entanto, foram potencializadas paragens obrigatórias nos locais de maior interesse paisagístico e turístico, como os miradouros das diversas freguesias, a Ribeira dos Caldeirões, o centro da Vila do Nordeste, entre outros, visitando, inclusive, o centro de algumas freguesias como foi o caso da Achada e da Achadinha.

Com a duração de aproximadamente de 4 horas, foram percorridos cerca de 36 km. Todos os participantes concluíram o percurso e foram cumprindo as orientações iniciais no sentido de evitar quedas e\ou acidentes. Foram realizadas várias pausas para descanso, para o lanche e, claro está, para algumas fotografias.

O convívio, a animação, a boa disposição e a interajuda entre os participantes foram destacados pela organização.

 
Dois atletas na GP Liberty Seguros

O Centro Desportivo agradeceu às entidades que colaboraram com a organização do evento, nomeadamente ao município e aos participantes Christopher Sousa e Vítor Ferreira, que pela sua experiência na modalidade foram colaborando com o grupo. Estes dois participantes, no passado dia 20 de maio, participaram na prova GP Liberty Seguros – prova de Ciclismo a nível regional.

O elemento feminino, Fátima Mendonça, com os seus 59 anos de idade, foi sem dúvida uma referência para todos os outros, pela capacidade demonstrada na realização do percurso, ultrapassando em cima da bicicleta todos os desafios que foram aparecendo.

 

Texto: CDRCN