150 atletas no Priolo Cup
150 atletas no Priolo Cup
Publicado em 23 Junho, 2018

O Priolo Cup Nordeste 2018 abriu oficialmente esta sexta-feira, 22 de junho, com a presença das equipas que integram a edição. Duas das equipas vêm do continente português, de Vila Nova de Gaia e de Braga, mais uma equipa da ilha da Madeira, da cidade do Funchal, e as restantes participantes são da ilha de São Miguel. O presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, abriu o torneio dizendo precisamente que “esta edição foi redimensionada, em número de dias e de equipas, às possibilidades financeiras do município, em condições de igualdade de participação de todas as equipas”.

O Priolo Cup além de um torneio que fomenta a atividade física, o exercício físico e o desporto, neste caso em específico a modalidade de futebol, é também “uma ocasião de convívio entre diferentes comunidades, com uma componente pedagógica significativa”, acrescentou António Miguel Soares na abertura oficial do torneio de futebol infantil.

Por outro lado, o Priolo Cup 2018 procura também promover o futebol infantil e a formação dos atletas açorianos, daí a importância de contar com um número significativo de equipas da ilha.

A promoção turística do Nordeste é outro dos princípios do torneio infantil, procurando colocar o concelho durante estes dias num ponto de atração e de maior foco no contexto da ilha de São Miguel. O número significativo de familiares dos atletas que compareceram neste primeiro dia do Priolo Cup, e que aumentará ao longo dos dois dias de competição, é demonstrativo da mobilização de pessoas que o evento consegue alcançar.

Juntam-se à equipa da casa – o União Desportiva do Nordeste – o Clube Desportivo Santa Clara, o Clube Operário Desportivo, o Grupo Desportivo São Roque, o Clube União Micaelense, o Benfica Escola de Futebol Açores, o Clube Desportivo Rabo de Peixe, o Clube Desportivo os Oliveirenses, o Criamar (Funchal), o Sport Clube Canidelo (Gaia) e o Futebol Clube de Marinhas (Braga). O Benfica Escola de Futebol Açores e o Marinhas (que chega ao serão de hoje) não puderam comparecer à sessão de abertura mas estarão presentes no arranque dos jogos.

As equipas foram recebidas pela comissão de honra do Priolo Cup 2018, presidida pelo presidente do Governo Regional dos Açores, que se fez representar na sessão pelo director regional do Desporto, António Gomes, fazendo também parte da comissão o presidente da Câmara do Nordeste, o diretor dos Serviços de Desporto de São Miguel, Rui Melo, o presidente do conselho executivo da Escola Básica e Secundária do Nordeste, Nuno Amaral, e o médico fisiatra e presidente da Assembleia Geral da Associação dos Veteranos de Nordeste António Raposo.

A EBS do Nordeste presta um apoio significativo à organização do Priolo Cup ao ceder as instalações para acolhimento e refeitório de todas as equipas, além de envolver elementos daquela escola que fazem parte da comissão organizadora do torneio. O presidente da Câmara do Nordeste agradeceu publicamente o gesto desta instituição do concelho, assim como o trabalho desenvolvido pelo Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste, concretamente aos coordenadores Hélder Camarinha e Jorge Lopes, na organização do maior evento anual do centro.
O agradecimento foi igualmente estendido aos jovens, aos colaboradores da autarquia, aos professores e aos familiares da equipa da casa que dão o seu melhor para o que o torneio alcance o sucesso desejado.

Os clubes desportivos locais (União do Nordeste e Achada Futebol Clube), a Associação de Futebol de Ponta Delgada e uma equipa médica de diferentes entidades de saúde também dão a sua colaboração ao Priolo Cup.

Outras entidades locais, embora não diretamente ligadas à organização, apadrinham o Priolo Cup, entre estas a SPEA, não fosse o Priolo a mascote do torneio, assim como as juntas de freguesias e uma percentagem muito elevada dos empresários locais.

Digo Fonseca, jogador do Sport Clube Praiense, é o padrinho do Priolo Cup 2018. No currículo leva a passagem por vários clubes nacionais, como o Boavista Futebol Clube, o Clube Desportivo de Tondela, o Clube Desportivo das Aves, o Clube Desportivo Feirense, o Vitória Futebol Clube, o Académico de Viseu Futebol Clube e o União Desportiva Oliveirense, a que acrescenta, ao nível internacional, O Real Mallorca B, o Futebol Club Brasov e o Granada Club Futebol.

A edição deste ano é ainda acarinhada por uma jovem promessa nordestense do futebol, o Diogo Medeiros, assim como por Armando Fontes, outro açoriano de renome do futebol que aceitou o convite da organização para ser o embaixador do Priolo Cup 2018.

A Charanga da Associação dos Bombeiros Voluntários do Nordeste também se associou ao Priolo Cup ao animar o desfile das equipas na sessão oficial de abertura, assim como um grupo de alunos da EBS do Nordeste e do professor de Educação Física Miguel Pereira que prepararam uma surpresa no encerramento da sessão.

Neste primeiro dia do torneio realiza-se também a Jornada de Desporto, integrada na Associação de Futebol de Ponta Delgada e na formação contínua geral de formadores, sobre o tema “Nutrição, Prevenção, Planeamento e Treino” onde participam nove oradores das referidas áreas.