Plano Municipal de Emergência


 
Consulte o Plano de Emergência: Aqui!

 
 

Plano Municipal de Emergência em reavaliação

– O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Nordeste (PMEPCN) encontra-se em vigor desde fevereiro de 2005 e sofreu a primeira revisão em 2010 por determinação do disposto na Diretiva anexa à Resolução n.º 25/2008, de 18 de julho. Essa primeira revisão do PMEPCN obteve despacho favorável do Sr. Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e foi publicada em Diário da República a 15/03/2011, produzindo efeitos a partir do dia 16/03/2011.

– Os exercícios/simulacros são uma ferramenta de treino fundamental que permitem testar, em ambiente simulado, procedimentos de nível tático, operacional e estratégico, essenciais ao cabal cumprimento da missão das forças e serviços com competências em matéria de proteção civil, identificando falhas e constrangimentos que, caso se verificassem numa situação real, teriam quase sempre efeitos ou consequências bastante negativas. Pretende-se, pois, através da realização de exercícios de treino focados na realidade específica do concelho de Nordeste, trabalhar no sentido de melhorar o planeamento da resposta em situações de acidente grave ou catástrofe. É através da regular prática e exercitação de situações hipotéticas, em ambientes controlados, que – ao longo do tempo – esperamos conseguir melhorar a operacionalidade do PMEPCN, permitindo-nos detetar possíveis melhorias que conduzam ao seu aperfeiçoamento, como também criar rotinas de aplicação de procedimentos.

– Assim, desde 2012, no concelho de Nordeste, têm sido realizados diversos exercícios/simulacros, de âmbitos diferentes, que permitiram aos membros da proteção civil municipal treinar procedimentos de modo a preparar os serviços para uma melhor atuação em caso de necessidade. Estes exercícios/simulacros contaram com a colaboração de membros que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil de Nordeste (CMPCN) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Nordeste (SMPCN), promovendo a melhoria contínua dos procedimentos previstos no PMEPCN.

– A Câmara Municipal de Nordeste, através do SMPCN, tem estado a trabalhar no processo de revisão do PMEPCN, para introduzir as conclusões resultantes dos exercícios realizados até à data.