Freguesias

Apontamento Geográfico

O Município do Nordeste situa-se na costa norte/nordeste da Ilha de S. Miguel entre a Ribeira da Salga (a poente) e a Grota da Fonte (a nascente). A circundá-lo está o Concelho da Ribeira Grande a oeste e a este e sul (pela serra) o da Povoação. A sua área total é de 101 Km2, mais precisamente de 10.151 hectares.

Relevo

Podemos distinguir na sua área actual duas zonas bem distintas. a saber: a oriental, compreendida entre a Ribeira “Despe-te-que-Suas” e o Lombo Gordo e a ocidental entre a Ribeira da Salga e a já citada Ribeira “Despe-te-que-Suas”. A primeira é bastante montanhosa e culmina com o Pico da Vara, a maior altitude da Ilha de S. Miguel, com 1.105 m. A segunda é planáltica e contém diferenças de altitude menores que a anterior. A zona ocidental do Concelho vista da Salga, sugere um vasto planalto emoldurado ao fundo pelo Pico da Vara.

Constituição do concelho

O Concelho do Nordeste tem 10.151 hectares (101 Km2 aproximadamente) e é composto por 9 freguesias:

– Nordeste (Sede do Concelho, inclui as localidades de Pedreira e Vila);

– Lomba da Fazenda (Lomba da Cruz e Fazenda);

– São Pedro;

– Santo António;

– Algarvia;

– Santana (Feteira Grande e Feteira Pequena);

– Achada;

– Achadinha;

– Salga.

Clima

Temperado e ameno, as diminutas oscilações térmicas entre o Inverno (média 14ºC) e o Verão (22ºC).

Demografia

No Concelho do Nordeste residem cerca de 4950 pessoas (Censos 2011), numa densidade populacional que aumenta nos aglomerados urbanos.

Caracterização Económica

O Concelho do Nordeste caracteriza-se por ser um Concelho saudavelmente rural, cuja população vive principalmente da agro-pecuária.

A Silvicultura é uma actividade que também ocupa alguma mão-de-obra bem como a indústria das madeiras e dos blocos. Também com o aparecimento neste Concelho de alguns algumas empresas de construção civil foram criados mais postos de trabalho.

O Artesanato tem aqui algum peso e encontra-se representado por uma instituição ímpar nos Açores que é a Casa de Trabalho do Nordeste, célebre pelas suas colchas e mantas regionais tecidas em lã e linho em teares manuais.

Na freguesia da Salga mais propriamente na loja da Dona Tibéria (Folha de Milho) pode encontrar figuras e flores em folha de milho, miolo de figueira e escamas de peixe e chapéus em palha de junco confeccionadas manualmente pela própria proprietária e filha.