Curto Roteiro


O ar puro, os picos e as serras imponentes sobre a encosta recortada, onde o mar parece mais extenso e a linha do horizonte indefinível, o Nordeste é porta de entrada para o sossego e contemplação da natureza.

O município de Nordeste situa-se na costa norte/nordeste da ilha de São Miguel entre a Ribeira da Salga e a grota da Fonte. A circundá-lo está o concelho da Ribeira Grande, a oeste, e a este e sul (pela serra) o da Povoação. A sua área total é de 101 km2. Temperado e ameno, de diminutas oscilações térmicas entre o Inverno, 14º C, e o Verão, 22º C), o concelho de Nordeste oferece óptimas condições para quem procura o turismo de natureza.

 

Segundo diversos historiadores, o concelho deve o seu topónimo provavelmente por ficar situado no ponto cardeal que tem o seu nome. No dizer de Gaspar Frutuoso, o Nordeste é “assim chamado por ter o rosto a este vento, de modo que o seu contrário vento desta ponta é o Nordeste, junto do morro alto que, de vinte a trinta léguas do mar, primeiro se vê dos navegantes que vêm de oriente”.

 

Ao demandar ao Nordeste, entrando pela freguesia da Salga, sugere-se um desvio ao Salto da Farinha e Miradouro da Ponta do Estorninho. Se entrar na freguesia, visite o artesanato da loja A Folha de Milho e aprecie ao vivo o trabalho das artesãs.
Prossiga em direcção à Vila do Nordeste. Pare na Achadinha (terra natal do escritor João de Melo e pano de fundo para algumas das suas obras), admire o Padrão das Almas e o Monumento aos Liberais. Se tiver interesse por arte religiosa, visite a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

 

Abalance-se outra vez ao caminho e pare na Parque da Ribeira dos Caldeirões, entre as freguesias da Achadinha e Achada, para apreciar a cascata ali existente e o conjunto de moinhos de água, património municipal. Entre depois na freguesia da Achada, desça no miradouro do Adro da Igreja, e admire o lindíssimo panorama da costa norte da ilha. Aproveite ainda para visitar o pequeno museu etnográfico que encontra ali perto.

Siga depois em direção a Santana (freguesia que congrega as localidades de Feteira Pequena e Feteira Grande). A localidade da Feteira Grande merece bem uma visita pelo simpático Miradouro do Pesqueiro, podendo daqui avistar a maior altitude da ilha, o pico da Vara. Também na Feteira Grande, ao longo de um pequeno passeio pela localidade, encontrará alguns antigos Treatos do Espírito Santo, património edificado ao longo dos tempos pela população em devoção ao Espírito Santo.

 

Retome a estrada em direcção à Vila do Nordeste, fazendo uma paragem obrigatória na Vigia das Baleias, freguesia de Algarvia. Deste miradouro obtém uma vista magnifica sobre a costa, podendo ali apreciar a reprodução de uma  “vigia”, apetrecho da atividade da caça à baleia que no passado ali existiu. Se tiver a intenção de fazer o Trilho do Pico da Vara, encontra nesta freguesia um dos melhores acessos.

A caminho da freguesia de Santo António, no fim da subida da ribeira Despe-te-que-suas, estacione junto à berma da estrada, repouse um pouco e contemple parte da costa norte. A este local, dão os naturais de Santo António o nome de Borda da Ladeira.

Antes de avançar para a penúltima freguesia do concelho, entre na freguesia de São Pedro e aprecie a singular Igreja de São Pedro e o Jardim Público, onde encontra o busto de homenagem a um ilustre filho da terra, o padre, poeta e escritor Dinis da Luz.

Mais à frente, na Lomba da Fazenda, desça até ao Parque Endémico (parque de plantas originais dos Açores) e desfrute da vegetação e do mar ali tão próximo. Nesta freguesia encontra um dos trilhos pedestres do concelho, o Trilho da Lomba da Fazenda.

Já na vila do Nordeste, o Porto de Pescas e o Farol do Arnel, a Casa de Trabalho (artesanato), o Museu Municipal, a Igreja Matriz e o Parque Florestal, merecem uma visita demorada.

Dirija-se depois às salas de visita do concelho, às deslumbrantes vistas do Pico do Bartolomeu, do Miradouro da Tronqueira e dos miradouros da Ponta da Madrugada e da Ponta do Sossego, para o lado sul do concelho. A Reserva Florestal de Recreio da Cancela do Cinzeiro e o Centro Ambiental do Priolo poderão ser outras opções de visita, com acesso a partir da localidade da Pedreira.