Miradouros

 

Os miradouros são as salas de visita do Nordeste. A costa alta, o mar, a imponente serra e a sabedoria dos nordestenses permitiram fazer do Nordeste um dos locais com as vistas mais soberbas da ilha. Ponta da Madrugada e Ponta do Sossego são locais de visita obrigatória no concelho. Serra e mar misturam-se aqui, envolvidos por extensas zonas de jardim, onde o silêncio impera e os olhos se perdem na imensidão da paisagem. Ambos os miradouros estão dotados de palheiros e de equipamentos adequados a uma estadia demorada. É tradição a confraternização de famílias nestes locais durante o Verão, vindas de vários pontos da ilha para o típico churrasco de lenha. A caminho da Vila do Nordeste, outro miradouro nos é oferecido, o Miradouro da Ponta do Arnel. Daqui Avista-se o Farol do Arnel, a encabeçar o caminho de acesso ao Porto de Pescas.

 

Outros miradouros de igual beleza estendem-se ao longo do concelho. A maioria das freguesias oferece vistas sobre o mar ou para a serra, estando todos devidamente sinalizados ao longo da Estrada Regional. Na Algarvia, no Miradouro da Vigia das Baleias, vigiavam-se as baleias em tempos em que a baleação se fazia nos Açores. Encontramos ali a reprodução de um posto de vigia, palheiros para merenda, churrasqueiras, instalações sanitárias e um circuito de manutenção física.

 

Na Freguesia da Salga, os Miradouros do Salto da Farinha e do Salto do Cavalo são também referência. O primeiro, tem vista sobre uma cascata, com cerca de 40 metros. A zona inclui um agradável parque de merendas.
Do Salto do Cavalo, mesmo no extremo do concelho, vislumbram-se o exuberante Vale das Furnas e as costas norte e sul da ilha de São Miguel.