Padrão das Alminhas / Salto da Farinha


PR21SMI
Categoria: Linear
Dificuldade: Médio
Extensão: 5 km
Tempo Médio: 2h
 
Percurso

Esta rota linear no Nordeste liga as freguesias da Achadinha à Salga, passando por locais de enorme beleza natural e de grande importância histórica.

Inicie o percurso junto ao Padrão histórico das Alminhas, monumento que assinala o desembarque das forças liberais vindas da ilha Terceira, em Agosto de 1831, no contexto da Guerra Civil Portuguesa (1828-1834). Siga pela estrada em direção à costa, passando pela Casa da Cultura João Melo. Ao longo da descida aprecie a vista sobre orla costeira.

Vire à esquerda por um caminho de terra paralelo a uma levada que antigamente abastecia uma azenha. Nesta zona conhecida por Risco aproveite para explorar o espaço, das cascatas até à praia. De volta ao percurso, suba ao longo da encosta até à primeira bifurcação onde deverá seguir à esquerda, optando de igual modo nos restantes cruzamentos. Ao longo desta volta irá passar pelo Poço Azul, onde pode aproveitar para se refrescar e seguidamente pela Ponte de Nosso Senhor. Chegando, de novo, à primeira bifurcação, continue à esquerda, em direção ao Salto da Farinha (Salga) até chegar à estrada onde deverá seguir à direita.

Acompanhe a curva e vire à direita por um trilho que desce para o Salto da Farinha, uma queda de água com cerca de 40 metros de altura que antigamente auxiliava na moagem de cereais. Passe ao lado da cascata até uma zona de merendas e faça o desvio à esquerda para a base deste curso de água. O percurso termina no parque de estacionamento. Aproveite para se refrescar nesta zona balnear com acesso ao mar, ou na pequena piscina junto aos sanitários. No topo da subida encontra-se o miradouro do Salto da Farinha de onde é possível ver a cascata bem como a costa Norte da ilha.

 

(Fonte: http://trilhos.visitazores.com/)


Folheto do trilho: Padrão das Alminhas