Apresentação pública Priolo Cup 2019
Apresentação pública Priolo Cup 2019
Publicado em 5 Junho, 2019

A Câmara Municipal do Nordeste apresentou esta tarde (5 de junho) a V Edição do Torneio de Futebol Sub 11 Priolo Cup 2019, evento realizado pelo município em parceria com o Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste (CDRCN).

 

DIRETOR REGIONAL DO DESPORTO E VÁRIAS ENTIDADES PRESENTES

A apresentação pública do torneio aos órgãos de comunicação social, às entidades locais e à população em geral, que incluiu o sorteio das equipas que o integram, contou com a presença de individualidades diretamente envolvidas com a edição deste ano, como sejam, o embaixador do torneio, António Raposo, e a jovem promessa, Pedro Frias, e de outras entidades como a Direção Regional do Desporto, através do diretor António Gomes, o Serviço de Desporto de São Miguel, representado pelo diretor Rui Melo, do conselho executivo da EBS de Nordeste, pelo prof. Nuno Amaral, e pelas entidades promotoras, os membros do executivo da Câmara do Nordeste e o coordenador do Centro Desportivo, Hélder Camarinha, além da equipa de sub 11 do União Desportiva do Nordeste.

 

AUTARQUIA DO NORDESTE VALORIZA A PRÁTICA DO DESPORTO
O município do Nordeste tem vindo a apoiar de forma direta e organizada toda a atividade desportiva neste concelho, sendo importante para a autarquia promover o desenvolvimento da atividade física e do desporto, aumentando o número de praticantes das diversas modalidades e atividades físicas, estruturando e qualificando os espaços desportivos e de lazer e apoiando as iniciativas das entidades desportivas.

 

2650 PESSOAS NAS ATIVIDADES DE 2018

O CDRCN ao longo do ano 2018 promoveu mais de 30 eventos desportivos em diferentes modalidades, abrangendo um público diversificado, contando com cerca de 2650 participantes nas atividades desportivas não federadas organizadas nesse ano.

Em 2019 concretizou até ao momento 23 atividades com a participação de 1782 pessoas oriundas não só do nosso concelho mas de outros locais da ilha de São Miguel.

 

PRIOLO CUP SEGUE MOLDES DO ANO ANTERIOR

Esta V edição do Priolo Cup contará com a mesma comissão organizadora do ano transato, liderada pelos coordenadores do CDRCN, indo ao encontro das diversas opiniões manifestadas por todos quantos participaram na edição anterior, partilhando a ideia de que o torneio tinha sido um sucesso e que os novos princípios implementados e promovidos pela nova equipa organizadora eram uma mais-valia e deveriam continuar para 2019. Uma organização alicerçada nos jovens atletas enquanto protagonistas do torneio, direcionando-se para a formação, convívio desportivo e partilha de experiências do jovem atleta.

 

NORDESTENSES DE CÁ E DA DIÁSPORA

O torneio infantil conta, uma vez mais, com as comissões de Honra, Organizadora, Desportiva e Médica compostas por individualidades do concelho, tendo como embaixador um ilustre nordestense, médico fisiatra de formação e profissão, o dr. António Raposo, personalidade da Região Autónoma dos Açores, mas um Nordestense de alma e coração.

Esta edição contará também com dois ilustres nordestenses como embaixadores para a Diáspora, designadamente, Tony Soares, para os Estados Unidos da América, e Francisco Nascimento Borges no Canadá, dois filhos da terra que em países longínquos souberam vencer, transformando-se em empresários de sucesso que não esqueceram a sua terra e com ela têm colaborado em causas sociais.

 

PEDRO FRIAS

O Priolo Cup é uma prova de promoção e formação do jovem atleta e por isso não podia faltar uma jovem promessa local. Pedro Frias é um atleta dedicado, empenhado e trabalhador mas é acima de tudo um habilidoso, um artista da bola que persegue o sonho de chegar longe.

 

TARANTINI, REFERÊNCIA DO FUTEBOL DO SÉCULO XXI

A apadrinhar esta V edição está o futebolista de carreira reconhecida, um homem que sabe estar no Futebol e que soube e provou que um atleta e futebolista de alta competição consegue vencer no Futebol sem necessitar de abandonar os estudos. Ricardo José Vaz Alves Monteiro, mais conhecido por Tarantini, é jogador de futebol profissional e capitão do Rio Ave Futebol Clube, é licenciado e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior, encontrando-se a frequentar o doutoramento. Tarantini preconiza o que é o atleta de sucesso do século XXI e é, seguramente, uma excelente referência para os jovens atletas.

 

EMPRESAS LOCAIS E VOLUNTÁRIOS

O município do Nordeste deixou uma palavra de agradecimento a todos os que estão a colaborar com a prova, aos membros das diferentes comissões, às dezenas de voluntários que trabalham, unicamente pela paixão que têm por esta modalidade desportiva e pelo seu concelho, aos empresários e empreendedores locais, regionais e nacionais que acreditaram e se associaram a este projeto, à Escola Básica e Secundária do Nordeste, a todas as equipas que aceitaram fazer parte do torneio, ao CDRCN e em particular aos seus coordenadores Hélder Camarinha e Jorge Lopes pela dedicação, trabalho exaustivo que colocam em todos os eventos que organizam, nomeadamente ao Torneio Infantil de Futebol Sub11 Priolo Cup.

 

CARTAZ PRIOLO-CUP NORDESTE 2019