Nordeste celebra 505 anos de elevação a concelho
Nordeste celebra 505 anos de elevação a concelho
Publicado em 19 Julho, 2019

505 anos concelho do Nordeste

João de Melo orador convidado

O escritor João de Melo, natural do Nordeste e cidadão honorário deste concelho, foi o orador convidado da sessão solene comemorativa do 505º aniversário do concelho do Nordeste. O orador convidado fez questão de sublinhar a emoção com que se associou ao aniversário da sua terra de nascença, da qual saiu ainda em tenra idade mas à qual por várias vezes regressou, muitas delas a convite do município como filho reconhecido do Nordeste.

Na sua preleção falou do Nordeste e da ilha da sua infância, do concelho e da ilha pós Abril de 1974 e dos tempos que correm, num discurso pincelado de alguma nostalgia, mas também de saudade, de regozijo e de esperança para um concelho, para uma ilha e para os Açores em geral. Entre algumas temáticas abordadas, e como homem da literatura e do pensamento, deixou um apelo à disseminação da cultura, nas suas várias vertentes, como meio também ele essencial à intelectualidade, à autonomia e ao bem-estar espiritual dos cidadãos, tendo presente que em meios mais pequenos e rurais esta necessidade tende a ser menos valorizada mas não impossível como pôde apreciar nas festividades locais que decorriam no concelho.

 

Intervenção do presidente da Câmara do Nordeste

Na celebração dos 505 anos da elevação do Nordeste a concelho, o presidente do município, António Miguel Soares, começou por enaltecer o sucesso das Festas de Nordeste, que encerravam nas comemorações do aniversário, medido não só pela enorme afluência de público como pelo eco direto que teve das mesmas.

Volvidos quase dois anos desde a tomada de posse do atual executivo municipal, “em jeito de balanço daquilo que foi prometido e concretizado, do que foi feito e do muito que ainda há para fazer”, o autarca mostrou-se “convicto de que este tem sido um mandato muito positivo, fruto não só do empenho do executivo camarário mas também de toda a equipa de funcionários municipais, que devolveram o brilho e a beleza ao nosso concelho”, disse.

António Miguel Soares endereçou uma mensagem de apreço à diáspora nordestense, “como exemplo de sucesso nos quatro cantos do mundo, a todos os níveis, gente que nunca esquece a sua terra natal, seja no regresso ao Nordeste após a reforma seja nas visitas de verão, investindo cá, enriquecendo cultural e civicamente a nossa terra, sem esquecer os encontros que promovem nos países que os acolheram, sempre com um cariz solidário e com a intenção de ajudar as instituições do nosso concelho que se dedicam aos mais desfavorecidos da sociedade”.

O presidente da Câmara do Nordeste referiu-se também a obras que tem projetadas para o concelho, estando algumas em fase de adjudicação e outras iniciadas, tendo em perspetiva o desenvolvimento sociocultural e económico do município.

Uma das maiores preocupações aquando da candidatura deste executivo e que tem tido nestes dois anos de câmara, referiu o autarca, tem sido o combate aos elevados índices de desemprego do concelho, tendo salientado “a diminuição do número de vagas para os programas ocupacionais a que se tem assistido, o que tem dificultado a empregabilidade, mesmo que precária, da nossa população”.

No entanto, “graças a uma intensa aposta no campo social e económico por parte deste executivo camarário, foi possível assistir a uma gradual diminuição do desemprego associado ao género masculino, diminuição a que não é alheio o forte investimento na construção civil e a enorme procura de mão-de-obra pelas empresas sedeadas no nosso concelho”, acrescentou.

António Miguel Soares referiu-se ainda à cooperação e diálogo institucional, através do qual tem conseguido ultrapassar diversos problemas e arranjar solução para questões que preocupam os nordestenses. “Um exemplo tem sido a cooperação entre o município e a Escola Básica e Secundária de Nordeste, sempre com o objetivo de melhorar as condições existentes naquele estabelecimento escolar, de forma a melhorar, também, o ensino e o crescimento salutar dos jovens estudantes”.

A fechar a preleção, o presidente da Câmara do Nordeste dirigiu uma palavra de agradecimento e apreço pela presença do escritor João de Melo na celebração dos 505 anos do concelho, “como um exemplo e também um imenso orgulho para todos os nordestenses o percurso de vida deste senhor da cultura portuguesa e a sua riquíssima obra literária, alvo das mais diversas condecorações”, disse.

 

Várias entidades da ilha associam-se ao aniversário

A sessão solene comemorativa teve a presença da Presidência do Governo Regional dos Açores, representada no acto pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias.

Várias entidades da ilha de São Miguel também se associaram à celebração, designadamente, o Comandante Operacional dos Açores, o Comandante da Zona Marítima dos Açores, o Representante do Capitão do Porto de Ponta Delgada e membros do executivo das câmaras municipais da Ribeira Grande e da Povoação.

De São Vicente, da ilha da Madeira, concelho geminado com o Nordeste, esteve presente o presidente do município, assim como a diáspora, através da presidente da comissão do Encontro de Nordestenses de Ontário, do Canadá, individualidades do clero do concelho, o vice-presidente e vereadores do município, o presidente e membros da Assembleia Municipal e os autarcas das freguesias, além de instituições, entidades e empresário deste concelho.

 

Rostos das Festas do Nordeste

A Fabiana Andrade e a Marisa Soares, rostos das Festas do Nordeste deste ano como promotoras do trabalho artesanal inovador da Casa de Trabalho do Nordeste, associaram-se à cerimónia.

Margarida Carreiro e Érica Raposo, acompanhadas por Eduardo Jorge Lima Melo, entoaram os hinos do Nordeste, dos Açores e Nacional, na abertura da sessão solene comemorativa.