“São Coisas – A vida de João Pacheco Pimentel” em livro
“São Coisas – A vida de João Pacheco Pimentel” em livro
Publicado em 19 Julho, 2019

capa livro joão-pacheco

Em jeito de resumo, “da Nazaré ao Cu de Judas, da pitoresca freguesia de Água Retorta, aos confins dos concelhos do Nordeste e da Povoação, este livro (“São Coisas – A vida de João Pacheco Pimentel”, da autoria de Luís Óscar, apresentado na Vila do Nordeste), contempla dezenas de lugares, nos Açores e nos EUA, todos reais e verdadeiros. Neste cenário autêntico, movimenta-se centena e meia de personagens, igualmente reais, durante quase um século. O poderoso líder político e o humilde camponês estão entre os homens e mulheres que contracenam com o biografado, protagonizando uma história da oculta ruralidade açoriana”.

Coube ao escritor João de Melo a apresentação pública da obra, a convite da Câmara Municipal do Nordeste, como organizadora da sessão e entidade, entre outras, que apoiou a publicação, e de Luís Óscar, o autor, no passado dia 15 de julho, no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, com casa repleta de amigos, ex-colegas de profissão, familiares e vizinhos do “tio João Pacheco”, como era conhecido no Nordeste.

O “tio João Pacheco”, da Vila do Nordeste, da Nazaré, deixou memória neste concelho e nas terras limítrofes, sobretudo em Água Retorta, mas também na Associação Agrícola de São Miguel e por tantos lavradores por essa ilha fora, pela profissão que desempenhou durante vários anos, de cuidador veterinário, sem formação académica mas sem que lhe faltasse a habilidade e o gosto pela profissão, mas também pela sua maneira de ser e de estar com aqueles que com ele lidavam. Entre algumas expressões que usava, ficou célebre o seu “são coisas…”, como explicação para o inexplicável, tendo a mesma sido escolhida para título do livro.

Este livro nasceu da vontade de Luís Venâncio Resendes Silva, ex-colega e amigo, de homenagear João Pacheco Pimentel e os valores que este representa.

O homenageado nasceu em 1925, na Vila do Nordeste, tendo falecido no ano passado (2018).

 

Venda do livro

Para os interessados na aquisição do livro “São Coisas – A vida de João Pacheco Pimentel”, uma edição de autor, lançada no passado dia 15 de julho, informamos que o mesmo se encontra à venda no Posto de Turismo do Nordeste (Vila do Nordeste, Rua António Alves Oliveira s/n, telf. 296 488 320).

O livro poderá também ser adquirido no site da Amazon (https://www.amazon.com/s?k=john+pacheco+pimentel&i=stripbooks-intl-ship).