Adutora da Achada irá servir diversas freguesias do Nordeste com escassez de água
Adutora da Achada irá servir diversas freguesias do Nordeste com escassez de água
Publicado em 5 Setembro, 2019

Adutora da Achada irá servir diversas freguesias do Nordeste com escassez de água

A Câmara Municipal do Nordeste, procedeu ontem (4 de setembro), ao ato de consignação da empreitada de execução da adutora de abastecimento de água à freguesia da Lomba da Fazenda, a partir da freguesia da Achada.

O projeto e a obra são da empresa municipal Nordeste Ativo (responsável pela gestão de águas e de resíduos), foi projetada pela empresa Engº Tavares Vieira, Lda., e será executada por A. R. Casanova, Construção Civil Lda., pelo valor de 868 mil euros, com o financiamento de 85% através dos Fundos Comunitários.

Na assinatura do ato de consignação da obra, o presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, referiu que o projeto foi candidatado aos Fundos Comunitários em 2017 e “após a aprovação, foi necessário realizar várias reuniões e passar por diversos formalismos, desde a autorização da Euroscut com vista à instalação da adutora, da autorização da Secretaria Regional de Obras Públicas, a aquisição de algumas parcelas de terreno, a obtenção de financiamento bancário para a execução, a celebração de novo contrato-programa entre a Câmara e a empresa municipal e, agora, o visto do Tribunal de Contas”.

A possibilidade de distribuição de água a partir da adutora da Achada foi também possível, de acordo com o projetista, pelo surgimento da via rápida entre o Nordeste e a Ribeira Grande, a qual tem um traçado de grandes retas sem variações consideráveis de cotas, o que vem encurtar a distância e suaviza o encaminhamento da água entre a origem e o destino. O projeto foi elaborado a partir do Plano Geral de Abastecimento de Águas do Concelho de Nordeste.

Esta adutora irá ter início na freguesia da Achada, numa câmara de perda de carga a montante do reservatório localizado nesta freguesia, o qual faz parte da conduta adutora da nascente das Anieiras e irá reforçar consideravelmente o abastecimento de diversos reservatórios em várias freguesias do concelho, nomeadamente, Outeiro (Algarvia), Assomada (São Pedro Nordestinho) e Lomba de Cruz (Lomba da Fazenda).

A extensão dos ramais entre a adutora e cada um dos 5 reservatórios (1 novo e 4 já existentes) será de aproximadamente de 375 metros, sendo a extensão da rede no seu global de 11.075 metros.

O ato de consignação da obra foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração da Nordeste Ativo (o presidente da Câmara do Nordeste), pelo vogal do Conselho de Administração, João de Deus Andrade de Sousa, e pela empresa responsável pela execução.