IIIº Encontro de Boas Práticas Museológicas e Exposição Nestor de Sousa (1932-2017)
IIIº Encontro de Boas Práticas Museológicas e Exposição Nestor de Sousa (1932-2017)
Publicado em 15 Novembro, 2019

IIIº Encontro de Boas Práticas Museológicas e Exposição Nestor de Sousa (1932-2017) nos 30 anos da criação do Museu do Nordeste

Tendo os turistas como público-alvo, investigadores e profissionais de museus estarão pelo Nordeste a 22 e 23 de novembro para partilhar estratégias de programação e de divulgação em torno de questões que vão desde o perfil dos turistas que visitam a Região até ao modo como as exposições estão preparadas para este público.
Trata-se do III Encontro de Boas Práticas Museológicas, organizado pelo CHAM Açores, o Serviço de Biblioteca e Museu da Universidade dos Açores e a Câmara Municipal do Nordeste, tendo sido o turismo, com os desafios e problemáticas que lhe estão inerentes, o tema escolhido para esta terceira edição.

O III Encontro de Boas Práticas Museológicas, que decorrerá no Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, contará com um total de 15 palestrantes, representantes de diferentes entidades e ilhas, passando pelos museus da Graciosa, Corvo (Ecomuseu), São Jorge e São Miguel, neste último caso através do Museu da Lagoa, do Museu do Tabaco da Maia e do Museu Oficina das Capelas.
Francisco Maduro Dias é um dos palestrantes convidados, através da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, com uma reflexão à volta de “Museus e Turismo. O Muro de Berlim ou a Necessidade do Encontro”.

Homenagem a Nestor de Sousa
Associando-se à comemoração do 30º aniversário do Museu do Nordeste (1989-2019), o programa incluirá ainda um painel dedicado ao seu fundador, Nestor de Sousa. Isabel Soares de Albergaria (CHAM Açores), Sílvia Sousa, do Museu Carlos Machado, Fernando Ribeiro, da Universidade dos Açores, José Carlos Carreiro, ex-presidente e vereador da cultura da Câmara Municipal do Nordeste, Mafalda Vicente, do município do Nordeste, e Rita Soares, mestranda em Património, Museologia e Desenvolvimento da UA, serão os preletores deste painel dedicado a Nestor de Sousa.
Também no âmbito das comemorações dos 30 Anos do Museu do Nordeste será inaugurada uma exposição dedicada a Nestor de Sousa, da responsabilidade da Câmara Municipal do Nordeste, do Serviço de Biblioteca e Museu da Universidade dos Açores, em parceria com o CHAM Açores.
Em homenagem a Nestor de Sousa, a Câmara Municipal do Nordeste procederá, no último dia do encontro, ao descerramento da placa que assinala a nova designação do Museu do Nordeste, que passará a Museu Municipal Nestor de Sousa.

O período para inscrição no III Encontro de Boas Práticas Museológicas encontra-se ainda a decorrer, podendo os interessados inscrever-se aqui na página eletrónica do município, assim como consultar o programa na íntegra (consultar a Agenda).