Município é referência na promoção da atividade física e mexe com a economia local
Município é referência na promoção da atividade física e mexe com a economia local
Publicado em 11 Fevereiro, 2020

Município é referência na promoção da atividade física e mexe com a economia local 

 

Nos dias 8 e 9 de fevereiro, o Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste (CDRCN), no desenvolvimento do Plano Desportivo e Recreativo, não federado, do concelho do Nordeste, organizou mais dois eventos no concelho. 

Na manhã do dia 8 de fevereiro, teve início os SÁBADOS DA NATUREZA – PERCURSO PEDESTRE – PICO BARTOLOMEU. 

Numa manhã com boas condições atmosféricas, cerca de 20 participantes realizaram o percurso pedestre até ao Pico Bartolomeu, com a partida e chegada no Parque Florestal da Cancela do Cinzeiro.

Foram dadas as primeiras orientações pela organização no que se refere ao percurso e ao que seria possível visualizar, nomeadamente, os concelhos do Nordeste e da Povoação.

O Pico de Bartolomeu oferece uma vista grandiosa sobre a costa leste da ilha de São Miguel, podendo ser observados tanto o concelho do Nordeste como da Povoação, o que infelizmente não foi possível tendo em conta o nevoeiro que se fazia sentir no dia. 

Os participantes ficaram mesmo assim admirados com a beleza ímpar de alguma vegetação nativa de altitude, a Laurissilva dos Açores, estando a zona inserida na Zona de Proteção Especial do Pico da Vara-Ribeira do Guilherme.

 

Lés a Lés 

No final da tarde, pelas 19:30 horas, outro evento desportivo direcionado para os Desportos Motorizados, “Lés a Lés”, numa parceria entre o município, o CDRC e o CATTT (Clube Açoriano de Todo o Terreno e Turismo), trouxe ao nosso concelho mais de 70 participantes.

Este evento iniciou-se no dia 8 de fevereiro com a chegada à Vila do Nordeste de um grupo de amantes de desportos motorizados (jipes) que percorreram diferentes concelhos, numa prova tendo a sua conclusão sido realizada no concelho.

Chegados à Vila do Nordeste, foram em caravana até à freguesia da Lomba da Fazenda, onde desfrutaram de um jantar convívio para mais de 70 participantes.

No dia 9 de fevereiro, pelas 11 horas, deu-se início a outra atividade, com a realização de uma prova de perícia para Jipes e Moto 4, que decorreu no antigo Campo de Jogos da Lomba da Fazenda. 

Os participantes poderiam demonstrar alguma das suas habilidades na condução dos seus veículos (jipes) e Moto 4 perante o circuito e cenário montados.

Os participantes do evento pernoitaram no Nordeste, sendo que o The Lince Nordeste Country and Nature Hotel esteve lotado na noite de 8 para 9 de fevereiro, tendo sido reservados cerca de 18 quartos por alguns dos participantes do evento. Foi possível a alguns dos alojamentos de turismo local também serem preenchidos com participantes desta atividade. 

Terminada a prova e após a entrega de troféus os participantes, mais uma vez, juntaram-se e partilharam um almoço convívio no Salão da Casa do Povo da Lomba da Fazenda (comercializado pelo Restaurante “O Cardoso”).

A parceria entre o CDRCN, a Casa do Povo da Lomba da Fazenda e o Agrupamento de Escuteiros da Fazenda permitiu, também, que alguns dos participantes pernoitassem no  concelho.

Este evento só foi possível com a junção de várias parcerias realizadas entre instituições e empresas locais (Casa do Povo da Lomba da Fazenda, Junta de Freguesia da Lomba da Fazenda, Agrupamento de Escuteiros da Lomba da Fazenda, Restaurante “O Cardoso”, The Lince Nordeste Country and Nature Hotel e Norcoffee).