Pesar pelo falecimento do padre José Agostinho Barreiro
Pesar pelo falecimento do padre José Agostinho Barreiro
Publicado em 17 Fevereiro, 2021

Câmara aprova voto de pesar pelo falecimento do padre José Agostinho Barreiro

 

Pelo percurso e lição de vida, pelo dinamismo, dedicação e trabalho realizado junto da população nordestense, o executivo da Câmara Municipal do Nordeste aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Padre José Agostinho Sousa Barreiro, pároco aposentado das paróquias da Achada, Santana, Achadinha e Salga.

A 11 de novembro de 1970 iniciou a ligação ao concelho do Nordeste através da nomeação enquanto pároco da freguesia da Achada, onde desenvolveu a atividade religiosa até ao dia 10 de março de 2018.

O padre José Agostinho Sousa Barreiro nasceu no dia 8 de março de 1937 na freguesia da Lomba da Maia, no concelho da Ribeira Grande.

Aos treze anos ingressou no Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo, tendo terminado o curso de Teologia em 1962. Foi ordenado sacerdote no dia 3 de junho do mesmo ano, com apenas 25 anos de idade.

No dia 1 de julho de 1962 celebrou a primeira missa e é nomeado pároco da paróquia da Lomba de São Pedro, concelho da Ribeira Grande, pelo bispo Dom Manuel Afonso de Carvalho.

Por altura da guerra colonial prestou serviço, como capelão militar, em Moçambique, funções que desempenhou até 14 de abril de 1970, passando posteriormente para a paróquia da Achada e onde permanece até à aposentação.

No concelho do Nordeste exerceu, também, com a mesma dedicação e empenho as funções de pároco das freguesias da Achadinha, Santana e Salga e acumulou o trabalho de professor na Telescola durante oito anos, de 1974 a 1982, na freguesia da Achada. No ano de 1982 iniciou a sua atividade letiva na Escola Preparatória do Nordeste, terminando a sua carreira docente no ano letivo de 1998/99 na já denominada Escola Básica Integrada com Secundário do Nordeste.

Pela sua dedicação e serviços relevantes à causa nordestense, em 16 de junho de 2001 recebeu, pelas mãos do então presidente da Câmara Municipal do Nordeste, José Carlos Barbosa Carreiro, a medalha de mérito municipal e a em 14 de junho de 2012 um voto de congratulação na Assembleia Regional dos Açores.

O Padre José Agostinho Sousa Barreiro nasceu no concelho da Ribeira Grande, mas foi no Nordeste que de uma forma apaixonada e dedicada colocou todo o seu trabalho ao serviço dos seus paroquianos e alunos de tal forma que é lembrado por todos os nordestenses e em particular pelos habitantes da Achada, Achadinha, Santana e Salga, como um pároco e professor de excelência, transmitindo sempre muita paz, harmonia e simplicidade. Um homem bom, apaziguador e amigo.

Por vontade própria foi sepultado no cemitério da Achada, prolongando para sempre a sua ligação ao Nordeste e aos nordestenses.

O voto de pesar aprovado pela câmara, em reunião ordinária de 15 do corrente, será dado a conhecer à Assembleia Municipal do Nordeste, às juntas de freguesia do concelho, à Câmara e Assembleia Municipal da Ribeira Grande, à Junta de Freguesia da Lomba da Maia, à Ouvidoria do Nordeste e à Diocese de Angra.

 

Fotografia: José Agostinho Barreiro