Falecimento de D. David Dias Pimentel
Falecimento de D. David Dias Pimentel
Publicado em 18 Março, 2021

Pesar pelo falecimento de D. David Dias Pimentel

A Câmara Municipal do Nordeste lamenta o falecimento de D. David Dias Pimentel, bispo emérito da Diocese de São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo, Brasil, sendo este natural do concelho do Nordeste.
D. David Dias Pimentel faleceu esta terça-feira, 16 de março, aos 79 anos, lamentavelmente vítima de Covid-19.
D. David Dias Pimentel faleceu depois de ter estado internado com Covid-19, desde o passado dia 8, e as exéquias fúnebres decorreram na tarde de terça-feira, na catedral de São João da Boa Vista.
Nos meios religiosos locais, o lema episcopal do bispo natural dos Açores ‘Servir, não ser servido’ traduziu o ministério de D. David “junto ao povo de Deus no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, terra que adotou como sua morada”.
D. David Dias Pimentel ia celebrar 80 anos esta quinta-feira, tendo nascido a 18 de março de 1941, na Algarvia, no Nordeste, ilha de São Miguel (Açores), Diocese de Angra, de onde saiu na juventude.
Foi ordenado presbítero a 21 de dezembro de 1969, e bispo a 31 de janeiro de 1997, em São José do Rio Preto, São Paulo.
D. David Dias Pimentel foi o quarto bispo da Diocese de São João da Boa Vista, onde tomou posse no dia 25 de março de 2001 até 28 de setembro de 2016.

A ligação ao Nordeste
D. David Dias Pimentel é uma personalidade desde sempre acarinhada pela Câmara Municipal do Nordeste e pelos nordestenses, muito em especial pela sua Algarvia, tendo-se deslocado a este concelho em algumas ocasiões a convite do município.
Em retribuição pelo carinho que o próprio tinha para com a sua terra natal, e em homenagem a várias gerações de nordestenses, entre as quais a geração de D. David Dias Pimentel, que emigraram em busca de um futuro promissor, chegando muitos destes nordestenses a desempenhar altos cargos nos países e nas comunidades de acolhimento, a Câmara Municipal do Nordeste homenageou o ilustre nordestense com a Chave de Honra do Município e dedicou-lhe um busto na entrada da freguesia de nascimento.
Neste momento de luto, a Câmara Municipal do Nordeste endereça o mais profundo pesar à família de D. David Dias Pimentel, ao bispo diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar, ao clero e à comunidade da sua diocese.

Fonte: Portal Ecclesia – Angra do Heroísmo, 17 março 2021