Covid 19 - Acordo com a CCIPD para apoio a empresários
Covid 19 - Acordo com a CCIPD para apoio a empresários
Publicado em 28 Abril, 2021

Covid 19 – Câmara do Nordeste celebra acordo com a CCIPD no valor de 30 mil euros  para apoiar empresários

 

A epidemia Covid-19, que tem vindo a prolongar-se no tempo, está a afetar o tecido empresarial do concelho do Nordeste, colocando desafios à sustentabilidade e à manutenção de emprego.

O concelho de Nordeste em específico tem sofrido um impacto muito significativo com a pandemia, uma vez que esteve sujeito a cerca sanitária, bem como a restrições acrescidas ao normal funcionamento da atividade empresarial.

As empresas com estabelecimentos no concelho, por tais factos, estão a confrontar-se com uma situação económico-financeira muito difícil, muito em especial em alguns setores, cuja atividade, em alguns períodos, esteve praticamente encerrada.

O município do Nordeste tem implementado algumas medidas de apoio às empresas, com vista a minorar os impactos da pandemia, e pretende reforçar esse apoio através do acordo celebrado ontem (27 de abril) com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) para a materialização de um Programa de Apoio Excecional às Atividades Económicas de Nordeste, denominado de NORDESTE APOIA.

O acordo estabelecido permitirá à Câmara do Nordeste, referiu o edil António Miguel Soares, colaborar na implementação do programa e na mobilização dos empresários locais, assim como garantir a cobertura dos eventos relacionados com o mesmo, e o pagamento à CCIPD do contributo financeiro, para implementação do programa, até ao montante máximo de 30.000,00 € (trinta mil euros) para pagamento aos beneficiários dos apoios previstos.

Por sua vez, a CCIPD obriga-se a divulgar e a apoiar os beneficiários das condições e regras de acesso ao programa, disponibilizar acesso informático para os beneficiários apresentarem as respetivas candidaturas, receber as candidaturas, decidir, mediante o que está protocolado, sobre o apoio às empresas e efetuar os pagamentos dos apoios.

 

O acordo, assinado pelo presidente da Câmara do Nordeste e o presidente da CCIPD, Mário Fortuna, entra em vigor na data da sua assinatura, sendo válido até 30 de junho do corrente ano, sem prejuízo dos prazos estabelecidos para o decurso do programa.

Podem beneficiar do programa as micro, pequenas e médias empresas, com sede ou estabelecimento aberto no concelho do Nordeste há mais de um ano e as empresas abrangidas pela CAE 55 (Alojamento) serão objeto de apoio se tiverem sede fiscal no concelho de Nordeste e esta ser a sua atividade principal.

Todos os empresários nordestenses podem concorrer independentemente de serem ou não associados da CCIPD. Para tal, apenas têm que recorrer à CCIPD e preencherem o formulário de candidatura.

 

Covid19 - Acordo com a CCIPD para apoio a empresários