Câmara assinala Dia Internacional dos Museus
Câmara assinala Dia Internacional dos Museus
Publicado em 18 Maio, 2021

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, foram escolhidas 20 peças representativas da história do Nordeste que, no seu conjunto, expressam um percurso com mais de 500 anos de permanência na ponta “nordeste” da ilha de São Miguel. Uma peça por dia e uma história por peça, resultam numa sequência de saberes perpetuados ao longo dos anos que, agora, partilhamos com os nossos visitantes ao longo dos 20 dias úteis deste mês de maio de 2021.

O Museu Municipal Nestor de Sousa encontra-se instalado numa parte de uma antiga casa de habitação urbana situada na Rua D. Maria do Rosário, no centro da Vila de Nordeste.

Criado em 1989 pelo historiador Nestor de Sousa, no âmbito das comemorações do 475º aniversário da fundação do concelho de Nordeste, apresenta uma coleção de cariz etnográfico subdividida em diversos núcleos que ajudam a compreender a história deste concelho e os modos de vida da população. Tem o intuito de contar a história do Nordeste através de vários objetos que preservam as memórias deste povo e nos transportam para os hábitos, tradições, crenças, cultos e vivências do quotidiano rural de antigamente.

Este museu expressa a vida de um povo que, fruto do isolamento extremo a que este território esteve exposto desde o povoamento (século XV), vivenciou um percurso repleto dificuldades que marcaram de forma inequívoca os hábitos e as tradições locais. Aqui podem ser encontrados objetos utilizados na lavoura, na pecuária, nas lidas domésticas e na devoção religiosa, com especial enfoque para a cozinha tradicional açoriana, a olaria e a tecelagem.  Tem também um núcleo sobre as antigas escolas primárias do Plano dos Centenários (1950-1968), incluindo mobiliário e material didático, assim como uma oficina de sapateiro do século XX.

 

Em maio, venha visitar o Nordeste e conheça o Museu Municipal Nestor de Sousa.

 

Calendário Dia dos Museus 2021