Direitos humanos dos idosos em exposição por cá
Direitos humanos dos idosos em exposição por cá
Publicado em 18 Junho, 2021

A exposição “Pelos Direitos Humanos da Pessoa Idosa” foi oficialmente inaugurada a 17 de junho, pela Câmara Municipal do Nordeste, através do vice-presidente Marco Mourão, pela direção da Associação Novo Dia, representada por Hélder Fernandes, pela gestora do Projeto ENVOLVI, N’Zinga Oliveira, e pela presidente da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA) Gabi Pontes.


A exposição “Pelos Direitos Humanos da Pessoa Idosa” foi proposta à Câmara Municipal do Nordeste pela Novo Dia-Associação para a Inclusão Social e encontra-se a decorrer durante este mês de junho na sala de exposições do posto de turismo da Vila do Nordeste.

Nesta exposição fotográfica estão retratadas histórias de vida de pessoas idosas, que outrora experienciaram, ou não, a privação dos seus Direitos, e que foram captadas por fotógrafos da AFAA (Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores) em resposta à iniciativa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa no âmbito do projeto ENVOLVi.

O projeto ENVOLVi visa promover a igualdade e a tolerância, combater a discriminação contra pessoas idosas e facilitar o diálogo intergeracional. É financiado pelo Programa Cidadãos Ativos/ctive Citizens Fund, que gere recursos públicos da Islândia, Liechtenstein e Noruega para as Organizações Não-Governamentais em Portugal, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).

A Novo Dia, Associação para a Inclusão Social, foi a entidade local promotora do projeto.