Inauguradas obras nas freguesias da Lomba da Fazenda, Achada e Salga
Inauguradas obras nas freguesias da Lomba da Fazenda, Achada e Salga
Publicado em 18 Junho, 2021

Câmara inaugura obras nas freguesias da Lomba da Fazenda, Achada e Salga


A Câmara Municipal do Nordeste inaugurou ontem, 17 de junho, mais um conjunto de obras executadas pelo município no concelho, especificamente, nas freguesias da Lomba da Fazenda, Achada e Salga.

Na Lomba da Fazenda a câmara inaugurou a obra de beneficiação do campo de jogos, tendo consistido a beneficiação na adaptação do campo a várias modalidades desportivas através da colocação de piso sintético, vedação do campo, reparações gerais da envolvente e colocação de equipamentos novos (balizas, tabelas e cestos de basquetebol). As obras realizadas vieram melhorar substancialmente as condições para a prática desportiva da população da freguesia, como salientou o presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, no ato de inauguração, acrescentando que se tratou de uma beneficiação totalmente custeada pelo município e em resposta à intenção da autarquia de apetrechar com piso sintético todos os campos desportivos do concelho.

Também na Lomba da Fazenda, junto ao campo de jogos, a Câmara do Nordeste procedeu à renovação geral do parque infantil ali existente, de modo a adequá-lo às regras de segurança atuais e a modernizar o espaço. A obra foi financiada por fundos comunitários através do programa PRORURAL. 

Noutra freguesia, na Achada, o presidente da Câmara do Nordeste procedeu à inauguração da conclusão das obras de alteração e ampliação da antiga escola do 1º ciclo para adaptação a Centro de Apoio Social, Recreativo e Cultural.

A obra foi iniciada no âmbito da requalificação dos edifícios e do património municipal, visando reabilitar e melhorar as condições dos espaços existentes e afetá-los a novos usos, procurando-se neste caso em específico disponibilizar um equipamento destinado a apoiar crianças com necessidades especiais.

Da obra constou a reabilitação integral do edifício, a inclusão de uma sala para o Banco de Ajudas Técnicas (programa social do município), a adaptação de 2 salas para aulas e trabalho com crianças com necessidades educativas especiais, melhoramento das instalações sanitárias, inclusão de cozinha com zona de refeições e execução de um alpendre de ligação do exterior ao interior do edifício.

O Centro de Apoio Social acolhe neste momento 9 crianças com idades entre os 8 e os 16 anos.

Depois da Achada, o executivo municipal dirigiu-se à freguesia da Salga para inaugurar as obras de beneficiação do Centro de Atividades Culturais e Recreativas. As melhorias que a câmara executou consistiram na substituição de revestimentos e de tetos, pinturas gerais do edifício, reparação de alumínios e melhoramento do exterior.

António Miguel Soares congratulou-se com a beneficiação realizada no Centro de Atividades Culturais e Recreativas da Salga tendo em consideração a polivalência daquele espaço cultural e o facto de ser muito usado pela freguesia.