Casa João de Melo concilia espaço expositivo com agenda de eventos
Casa João de Melo concilia espaço expositivo com agenda de eventos
Publicado em 31 Agosto, 2021

Casa João de Melo concilia espaço expositivo com agenda de eventos

 

A Câmara Municipal do Nordeste inaugurou a 29 de agosto os melhoramentos efetuados na Casa João Melo, contando a inauguração com a presença do ilustre escritor, com o presidente do Governo Regional dos Açores, com amigos escritores e familiares de João de Melo e representantes institucionais.

Com as melhorias efetuadas, a Casa João de Melo passou a ter uma componente biográfica do escritor, apresentada através de painéis descritivos da obra e do percurso de vida do autor, como pela exposição de todas as obras editadas e por uma biblioteca com mais de mil livros oferecidos pelo escritor.

A exposição biográfica é complementada com outros espaços, entre estes, uma zona dedicada a elementos etnográficos da freguesia, especificamente da cozinha tradicional; um espaço didático destinado a crianças; um pequeno espaço TIC; uma zona de artesanato com dezenas de miniaturas em madeira da freguesia da Achadinha; uma sala de exposições e um pátio que convida a passar algum tempo na Casa.

Por ocasião da inauguração dos melhoramentos da Casa João de Melo, o presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, disse ser intenção do município transformar o espaço agora remodelado num centro de promoção de cultura através da concretização de uma agenda anual de eventos complementar ao lado expositivo da Casa.

 

O escritor João de Melo, por sua vez, agradeceu a vontade demonstrada pelo município de melhorar a oferta cultural do espaço, tendo o próprio se empenhado e acompanhado os trabalhos realizados. 

 

A Casa João de Melo encontra-se aberta para visitas de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, podendo ser agendadas visitas à Casa noutro horário.