Traje típico de várias regiões do país em exposição
Traje típico de várias regiões do país em exposição
Publicado em 25 Outubro, 2021

Taje típico de várias regiões do país em exposição no Nordeste

 

A Câmara Municipal do Nordeste tem a decorrer na Sala de Exposições do Município uma mostra de 16 trajes típicos de diferentes regiões de Portugal.

Pretendeu-se com esta exposição dar a conhecer a identidade, pertença, cultura, pluralismo e diversidade cultural das várias regiões do país representadas pelos seus trajes mais típicos.

Entre as regiões representadas estão Trás-os-Montes, com os Caretos de Podence (Património Cultural Imaterial da Humanidade) e os Pauliteiros de Miranda; a Beira Alta, com trajes típicos da zona Serrana; Estremadura, através dos trajes do pescador e das famosas sete saias, nazarenas; o Alentejo com o capote  alentejano; a região do Algarve com o traje típico algarvio, de senhor e senhora; a Madeira, concretamente o concelho de São Vicente, município geminado com o Nordeste, através do traje regional presente no folclore, e o arquipélago dos Açores com vários tipos de Capote e Capelo e trajes ricos.

Na exposição podem ainda ser apreciados os modos de confeção seculares através da apresentação de peças antigas como a fiadeira de lá e linho, as cardas, a dobadeira e o tear; os acessórios de ouro, o bordado e o popular coração de Viana, e a modernização do traje antigo da Casa de Trabalho do Nordeste resultante do trabalho de inovação desenvolvido por José António Tenente e Isabel Roque.

Toda a decoração da sala transmite Portugalidade, desde as luminárias em forma de coração de Viana, com dois metros de altura e cerca de 450 lâmpadas cada, aos tradicionais azulejos azuis e brancos tão marcadamente portugueses.

A exposição abriu a 22 de outubro e só encerrará a 31 de dezembro, estando aberta de segunda a sábado.