Segunda edição do Trail Run Real Priolo com 500 inscritos
Segunda edição do Trail Run Real Priolo com 500 inscritos
Publicado em 22 Abril, 2022

Segunda edição do Trail Run Nordeste Real Priolo com 500 inscritos


A Câmara Municipal do Nordeste apresentou ontem, 21 de abril, a segunda edição do Trail Run Real Priolo 2022, que se realizará no próximo dia 30 de abril. A conferência de imprensa decorreu num dos locais contemplados nos trilhos a percorrer, especificamente, o Percurso Pedestre dos Caldeirões, sendo a Ribeira dos Caldeirões  atrativa para a prática do desporto de natureza além da componente paisagística e dos serviços turísticos envolventes.

O Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, a Associação de Atletismo de São Miguel e a Juventude Ilha Verde (JIV) são parceiros do município na realização da prova desde a primeira edição.

A edição de 2022 volta a superar as expetativas da organização ao ultrapassar a meta das 400 inscrições, que estavam definidas, para um total, atual, de 500 inscritos, atendendo à procura.

O presidente da Câmara do Nordeste realçou na conferência de imprensa que a crescente adesão ao Trail Run Real Priolo vem demonstrar que o Nordeste tem condições de excelência para a prática desportiva em trilhos, vindo ao encontro do objetivo do município de promover o concelho pela oferta natural que tem.

Com este objetivo, e volvidos dois anos de pandemia, que fragilizaram o tecido económico do concelho, António Miguel Soares disse ser necessário um reforço de verbas para as áreas do desporto de natureza, da cultura e da juventude.

Sobre o Trail Run Real Priolo, o autarca sublinhou a importância que tem na economia local, sobretudo nos setores da restauração e do alojamento, com 500 inscritos, mais famílias, equipas técnicas e outros envolvidos, a dar movimento ao concelho no fim de semana em que se realiza a prova.

O Trail Run Real Priolo percorre vários trilhos locais, de oferta paisagística e exigência física variadas. Em consequência do temporal do final do ano de 2021, infelizmente não será possível este ano ligar o concelho de uma ponta à outra, mas permanece o objetivo de o fazer na próxima edição.

Nesta edição, foi melhorado o percurso, o kit de participação, o convívio social, a inclusão, pela primeira vez, de animadores, e toda a componente recreativa.

O Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste, através do coordenador, Hélder Camarinha, reconheceu que o Trail Run neste momento está espalhado por toda a região, mas não deixa de captar o interesse das centenas de pessoas que querem participar no Trail Run Real Priolo. 

O coordenador do Centro Desportivo referiu a envolvência das empresas locais, sobretudo da restauração, através da oferta de um voucher para desconto em refeições realizadas naqueles estabelecimentos, acontecendo o mesmo no alojamento, entre estes, a unidade hoteleira do concelho, com descontos na estadia de fim de semana.

O Trail Run Real Priolo tem vários parceiros associados, nomeadamente, a Associação de Bombeiros Voluntários, na parte da segurança, serviço de animadores para participantes com filhos, e a colaboração de agrupamentos de escuteiros.

À semelhança da primeira edição, parte do valor da inscrição de cada participante (1,00€) reverterá para uma instituição de cariz social local.

A prova contemplará três percursos com distâncias diferentes, nomeadamente, Caminhada (numa componente mais lúdica), Trail Curto e Trail Longo, sendo este último de 38 quilómetros.

O kit de participação e de apoio ao atleta será composto de um suplemento proteico, uma t-shirt, um voucher, um dorsal, uma caneta, alguns brindes de empresas da ilha e produtos gastronómicos típicos.

No fim da prova haverá convívio com uma refeição de churrasco ao ar livre, no qual será sorteado o voucher para 2023, como adiantado pela JIV na conferência de imprensa. O objetivo da organização foi fixar a realização do Trail Run Real Priolo no mês de abril, estando já agendada a edição de 2023 para o dia 29 de abril.

A Associação de Atletismo de São Miguel salientou a componente da saúde que está associada a estas provas em trilhos, sobretudo através da modalidade da Caminhada, que além da componente mais lúdica pretende sensibilizar para o combate à obesidade e ao sedentarismo.

Com o Trail Run Real Priolo, a Associação de Atletismo de São Miguel desenvolve anualmente três competições no Nordeste, que integram o calendário da Associação, sendo as outras duas de estrada.