BLAYA, PEDRO ABRUNHOSA e QUIM BARREIROS no cartaz das Festas do Nordeste
BLAYA, PEDRO ABRUNHOSA e QUIM BARREIROS no cartaz das Festas do Nordeste
Publicado em 19 Maio, 2022

BLAYA, PEDRO ABRUNHOSA e QUIM BARREIROS no cartaz das Festas do Nordeste

 

A Câmara Municipal do Nordeste apresentou hoje, 19 de maio, o cartaz das Festas do Nordeste para o corrente ano. As Festas do Nordeste realizam-se de 14 a 18 de julho, este ano ligeiramente mais curtas, mas com um programa mais robusto e preenchido.

O principal palco das festas (palco festival) abre na quinta-feira, 14 de julho, com a artista nacional BLAYA, e o DJ regional SOULSKY a fechar a noite.

Na sexta-feira, 15 de julho, Quim Barreiros e a luso canadiana Jéssica Amaro são os artistas que vão ocupar o palco principal.  A noite de sábado contará, ainda, com NO-MAKA e AZ KIKER.

Pedro Abrunhosa será o cabeça de cartaz do sábado, assim como P*TA DA LOUCURA, e Diogo Amaral a encerrar o palco festival.

No dia 18 de julho, dia do município e feriado municipal, haverá sessão solene comemorativa do 508º aniversário do concelho, e as Sopas do Espírito Santo servidas à população e a quem está pelo Nordeste neste dia.

As instituições culturais locais, como as filarmónicas e os grupos folclóricos, estarão também presentes nas maiores festas do concelho, ocupando o segundo palco, mais direcionado para as tradições.

Como tem vindo a acontecer nos últimos anos, o Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste terá um programa de lazer para as dezenas de jovens que passam este fim de semana de julho no Nordeste.

 

Festas voltam a ser gratuitas e foram tomadas as precauções de segurança, avança vice-presidente da câmara

A apresentação do cartaz das Festas do Nordeste 2022 foi feita pelo vice-presidente da câmara municipal, Marco Mourão, que tem a seu cargo o pelouro da cultura.

Marco Mourão referiu que a decisão de realizar as Festas do Nordeste, após dois anos de pandemia e face a algumas incertezas que ainda pairam relativamente ao comportamento da covid-19, não foi tomada de ânimo leve. Contudo, salientou, a autarquia tem a noção de que “o setor da cultura tem de voltar a renascer e que são eventos desta dimensão que irão permitir que assim aconteça”.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste quis salientar, também, que à data de hoje estão garantidas as condições de segurança para a realização das Festas do Nordeste.

“Trata-se do maior evento cultural do concelho, para os locais e também para as centenas de pessoas que habitualmente vêm às Festas do Nordeste e que fazem com que o concelho mais que duplique a população nestes dias”.

Marco Mourão referiu a importância que as Festas do Nordeste têm na economia local, ao trazer o maior movimento do ano à restauração, ao alojamento e a todo o setor do turismo.

Simultaneamente, acrescentou, as Festas do Nordeste são o reflexo da cultura da própria população nordestense, sem deixarem de estar dirigidas para um público variado e abrangente.

O cartaz de 2022, sublinhou, foi elaborado para um público exigente e diversificado, sem que impedisse que a entrada continue a ser gratuita, embora, como habitualmente, em recinto fechado por questões de segurança.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste tem grande expetativa relativamente à adesão do público ao cartaz proposto, e espera que as festas sejam marcantes, após dois anos de ausência, e tendo presente que quem vier vai sentir-se seguro.

A apresentação pública das Festas do Nordeste 2022, que inicialmente foi pensada para ser ao ar livre mas que o tempo instável não permitiu, teve a presença de entidade do concelho, entre estas, autarcas, Assembleia Municipal e Polícia de Segurança Pública.

Como é tradição das Festas do Nordeste, a Igreja Matriz de São Jorge terá o seu programa religioso no domingo de festa.

 

 

Nordeste, 19 de maio de 2022