Câmara inaugurou exposição do curso de pintura que proporcionou a residentes
Câmara inaugurou exposição do curso de pintura que proporcionou a residentes
Publicado em 5 Julho, 2022

Câmara do Nordeste inaugurou exposição do curso de pintura que proporcionou a residentes

 

O vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste inaugurou ontem (4 de julho) uma exposição de pintura que resultou do curso de pintura promovido pelo município entre março e junho deste ano.

A qualidade do trabalho exposto foi realçada por todos aqueles que se associaram à abertura da exposição, nomeadamente, pelo vice-presidente da autarquia, Marco Mourão, que tem a seu cargo o pelouro da cultura, e que demonstrou grande satisfação pelo sucesso que obteve a ideia de lançar este curso para residentes do concelho, considerando que não existe localmente este tipo de oferta no campo das artes plásticas.

A exposição foi inaugurada na sala de exposições da Casa João de Melo, facto que o vice-presidente da câmara municipal também sublinhou dada a qualidade dos trabalhos apresentados.

O curso de pintura, com a duração de quatro meses, foi ministrado por Sílvia Preto, docente de Educação Visual e Tecnológica na Escola Básica e Secundária do Nordeste, e incluiu pessoas de diversas origens, nacionalidades, idades e histórias de vida que têm em comum o gosto de aprender e descobrir novas expressões artísticas.

Ao longo da exposição poderão ser apreciadas diversas técnicas de pintura, todas elas utilizando tinta acrílica. A partir de exercícios de observação direta, e recorrendo à interpretação de diversos temas, foram abordados os conceitos indispensáveis da figuração, desde o volume, das proporções, da profundidade, da perspetiva, do claro/escuro, do sombreado, bem como a mistura de cores e os valores expressivos da pincelada. Foram utilizadas diversas técnicas, como o papel rasgado para criar uma paisagem com montanhas; o uso de cotonetes, esferovite e papel de prata para criar árvores; praticar a pintura através do minimalismo; criar uma composição utilizando a técnica do stencil e, finalmente, criar de forma livre e criativa a sua própria obra numa tela.

Todas estas etapas do curso de pintura podem ser observadas na exposição, que estará aberta ao público até dia 29 de julho.