Discurso do presidente da Câmara do Nordeste - 508º aniversário
Discurso do presidente da Câmara do Nordeste - 508º aniversário
Publicado em 19 Julho, 2022

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores,

 

Excelentíssimo Senhor Presidente do Governo Regional dos Açores;

 

Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Municipal do Nordeste;

 

Excelentíssimo Senhor Presidente e Vereadora da Câmara Municipal de São vicente, concelho Geminado com o Nordeste

 

Excelentíssimos Senhores Vereadores da Câmara Municipal do Nordeste,

 

Excelentíssimo Senhor Orador convidado para a celebração dos 508 anos de elevação do Nordeste a Concelho;

 

Excelentíssimos Senhores Deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores,

 

Excelentíssimos Autarcas;

 

Excelentíssimas Autoridades civis, militares e religiosas;

 

Excelentíssimos homenageados nesta sessão solene comemorativa dos 508 anos de elevação do Nordeste a Concelho;

 

Minhas Senhoras e meus Senhores;

 

Celebrar um aniversário é sempre marcante, termos o privilégio de comemorar 508 anos de elevação da nossa terra a concelho é, certamente, um motivo de orgulho, felicidade, reconhecimento pela nossa história e, acima de tudo, um acrescento de responsabilidade, disponibilidade e dedicação diária em prol da nossa terra e compromisso para com as nossas gentes. Celebrar 508 anos é evocar várias gerações de nordestenses que a pulso e contra muitas adversidades souberam lutar, trabalhar, construir e criar uma identidade muito própria, uma identidade que ainda hoje perdura e que caracteriza o Nordeste e o Povo Nordestense. Gente humilde, dinâmica, séria, que sabe muito bem o que quer, amando e defendendo o seu concelho, o nosso Nordeste. Esta história foi construída a pulso, com muita dificuldade, mas sempre com imensa dignidade, atributo que tão bem caracteriza o povo do Nordeste.

Ouvimos muitas vezes dizer que o Nordeste é um pequeno Concelho plantado na parte Nordeste da Ilha de São Miguel, um concelho rural e muito bonito pela sua beleza natural e pelos seus jardins e miradouros de beleza sufocante que chega, até, a ser luxuriante, mas se quase tudo é verdade, torna-se necessário fazer uma pequena, grande ressalva, o Concelho do Nordeste de pequeno nada tem pois o seu tamanho trespassa as nossas barreiras geográficas, espalhando-se pelos quatro cantos do planeta através dos nossos emigrantes radicados por esse mundo fora, com especial relevância para as grandes comunidades de nordestenses a residir no Canadá e Estados Unidos da América. O Nordeste não é pequeno, a nossa grandeza está espalhada por todo o mundo, a nossa grandeza está nas nossas tradições e no coração de cada Nordestense.

 

Meus senhores e minhas senhoras,

Nordestenses,

 

Celebramos este aniversário num momento de alguma incerteza. Quando pensávamos que o pior já tinha passado e que o Covid, apesar de continuar connosco, já não representava os perigos e as preocupações de tempos próximos, mas já passados, permitindo-nos planear o presente e um futuro próximo com uma dinâmica económica de retoma, indo, aliás, ao encontro do que vinha acontecendo antes da pandemia, eis que surge uma nova, desgastante e permitam-me dizer, ridícula e desumana praga.  Em pleno século vinte e um, quando a conjuntura mundial saía de tempos difíceis e de muita incerteza mas começava a olhar para o futuro com uma nova esperança, quando os nossos empresários, através do seu esforço e resiliência estavam já num processo de retoma económica, eis que surge um país que movido por sabe-se lá por quê, ou talvez até se saiba, decide invadir o seu vizinho e de forma selvática, desumana e sem qualquer escrúpulo provocar uma guerra com todos os horrores e tragédias humanas, sociais e económicas. Deparamo-nos com mais uma conjuntura adversa que para além da tragédia humana afeta, já, toda uma economia, tendo especial repercussão no concelho do Nordeste no tecido empresarial ligado à construção civil. Estou convicto que o mundo estará à altura dos problemas que enfrenta, que saberá dar respostas, assim como, tenho a certeza de que os empresários Nordestenses saberão, uma vez mais lidar e ultrapassar esta crise. Se os Nordestenses e os nossos empresários contaram com a Câmara Municipal para vencerem a crise gerada pela pandemia, podem também contar com o Município do Nordeste para juntos vencermos mais esta batalha.

 

Minhas senhoras e meus senhores,

Nordestenses,

 

O Nordeste é um concelho periférico, afastado do grande centro urbano de Ponta Delgada, com especificidades muito próprias e uma economia local mais suscetível às dificuldades que a conjuntura atual pode trazer. É em alturas destas que os concelhos com as características do Nordeste devem ser olhados pelos governantes de forma diferenciada, através de uma discriminação positiva que vá ao encontro das reais necessidades das suas populações. O Nordeste é um concelho com um tecido empresarial frágil, necessitando de políticas concretas e direcionadas à verdadeira realidade das suas empresas e dos seus empresários. Precisamos de mão de obra qualificada que satisfaça as necessidades das nossas empresas, necessitamos de formação profissional que vá ao encontro das verdadeiras carências do nosso tecido empresarial. Precisamos que as Escolas profissionais ministrem cursos técnicos ligados às áreas da construção civil e pecuária. O tecido empresarial e as instituições do Nordeste não conseguem absorver toda a mão de obra existente, sendo uma das razões a falta de formação técnica para as necessidades existentes. Vivemos tempos difíceis com uma taxa de desemprego preocupante, tornando-se necessário um regime de exceção para o Nordeste, através de uma alteração da legislação regional relativamente aos programas ocupacionais, possibilitando aos trabalhadores que se encontram em situação de desemprego o acesso ao trabalho, ultrapassando as dificuldades por que atravessam e melhorando as condições de vida das suas famílias. Sei que o nosso Governo Regional é sensível e está atento às causas sociais, por isso apelo ao senhor Presidente do Governo Regional dos Açores, Doutor José Manuel Bolieiro, que junto da sua equipa possa arranjar soluções para reverter a atual legislação regional no que se refere ao acesso aos programas ocupacionais em concelhos com as especificidades do concelho do Nordeste.

 

Minhas senhoras e meus senhores,

Nordestenses,

 

Trabalhamos afincadamente pelo nosso concelho, queremos sempre mais e melhor, somos insaciáveis na defesa e na construção de um Nordeste melhor, de um concelho que de forma sustentável esteja preparado para os desafios do presente e com os olhos no futuro. Queremos que a nossa terra ofereça perspetivas e tenha as condições para que os nossos jovens se possam fixar e por cá ficarem com as suas famílias.

Olhamos para o Concelho como um todo, desde a Salga à Pedreira, estamos em fase de conclusão de obras importantes como a requalificação do Centro Urbano da Achada, do novo parque de Lazer da Lomba da Fazenda e da nova Biblioteca Municipal do Nordeste.

Iniciaremos, brevemente, a requalificação do mercado municipal e da zona evolvente à ponte dos Sete Arcos, a beneficiação do salão de São Pedro Nordestinho, a construção do polidesportivo de Santo António Nordestinho, a requalificação do centro Urbano de Santana e do caminho das Relvas na Achadinha e estamos em processo de aquisição dos terrenos para o aumento do Parque Industrial do Nordeste.

A Câmara Municipal atravessa um processo de reequilíbrio financeiro mas o amor, a paixão e a determinação deste executivo ajuda-nos a ultrapassar todas as dificuldades e obstáculos que se nos apresentam e de forma sustentável, mas muito ambiciosa continuaremos a trabalhar diariamente em prol do Nordeste e em benefício de todos os Nordestenses com a grande missão de tornar-mos, ainda mais apetecível a vontade de investir, trabalhar e viver no nosso Nordeste e de fixarmos a nossa população.

 

 

Hoje é um dia festivo e é nestes dias que devemos agradecer e homenagear os que no percurso da sua vida dedicaram uma parte desse mesmo percurso ao nosso concelho.

Homenageamos, hoje, dois homens que pela sua dedicação, trabalho e amor a esta terra elevaram o nome do Nordeste.

Muito obrigado, senhor José Maria da Rocha, muito obrigado Doutor António Raposo, o vosso exemplo é o reflexo da alma Nordestense e o vosso percurso servirá, certamente, de inspiração a muitos Nordestenses.

 

Minhas Senhoras e meus Senhores,

         Nordestenses,

 

         Finalizo esta minha intervenção cumprimentando de forma calorosa todos os Nordestenses e reafirmando que estamos aqui para trabalhar, lutar, engrandecer e respeitar o Nordeste e todos os Nordestenses, unidos e movidos de muita confiança para continuarmos a projetar e construir um melhor Nordeste.

 

         Porque esta é a minha terra e os Nordestenses a minha gente!

 

         Muito obrigado.