Medalha de Mérito atribuída ao Dr. António Raposo e Sr. José Maria Rocha
Medalha de Mérito atribuída ao Dr. António Raposo e Sr. José Maria Rocha
Publicado em 20 Julho, 2022

Município do Nordeste atribui Medalha de Mérito a António Raposo e José Maria Rocha

 


Na comemoração do 508º aniversário do concelho, a 18 de julho, a Câmara Municipal do Nordeste atribuiu a Medalha de Mérito Municipal a dois cidadãos do concelho, designadamente, ao Dr. António Raposo e ao Sr. José Maria Rocha, tendo a distinção do município a finalidade de agraciar pessoas individuais ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos resulte aumento de prestígio do concelho do Nordeste, a melhoria das condições de vida da sua população ou contribuições relevantes nos campos da ciência, do ensino, da cultura, da arte, da benemerência, do comércio, da indústria ou do desporto.

A atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao Dr. António Guilherme Medeiros Raposo teve em consideração o papel relevante que o distinguido tem tido no concelho do Nordeste, quer no desenvolvimento da sua atividade profissional, quer no apoio às instituições desportivas, exercendo as referidas funções com especial zelo, dedicação, competência e empenho, contribuindo de forma muito positiva para o desenvolvimento do desporto neste concelho, o que engrandece e prestigia o Nordeste.

António Guilherme Medeiros Raposo, nasceu a 27 de outubro de 1957, na freguesia da Salga, do concelho do Nordeste. É licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa, e detentor do Curso de Pós-Graduação e Mestrado em Medicina Desportiva, da Faculdade de Medicina de Lisboa, da Especialidade de Medicina Física e de Reabilitação do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e da Especialidade de Medicina Desportiva da Ordem dos Médicos.

No âmbito das suas funções foi médico de várias equipas do continente e dos Açores, incluindo do União Desportiva de Nordeste. Foi também médico das seleções dos Açores nos Jogos das Ilhas, da seleção dos Açores de Futebol, e da Seleção de Portugal de Voleibol Masculino nos jogos Portugal Rússia e Portugal Ucrânia.

Foi ainda médico de várias provas de futebol e de outras modalidades, assim como palestrante e organizador de diversas reuniões e congressos em Portugal e no estrangeiro.

O homenageado José Maria Gaspar da Rocha foi agraciado pelo município do Nordeste considerando o papel relevante que desenvolveu no concelho do Nordeste no apoio às instituições culturais e desportivas onde exerceu funções com especial zelo, dedicação, competência e empenho, contribuindo de forma muito positiva para o desenvolvimento do desporto e da cultura neste concelho, nomeadamente, como sócio fundador do Clube União Desportiva do Nordeste e dirigente e ainda membro da Direção da Filarmónica Eco Edificante, instituições que engrandecem e prestigiam o concelho.

Nasceu em 1945, na freguesia das Capelas, concelho de Ponta Delgada. Frequentou o ensino primário na Escola Primária do Teatro Novo até à 3.ª classe e a 4.ª classe na Escola do Rossio, ambas na freguesia das Capelas. Fez exame na Escola de Mãe de Deus, em Ponta Delgada. Serviu no exército, Regimento n.º 2 dos Arrifes. Foi transferido para o Batalhão de Infantaria 17, Angra de Heroísmo e em 1967 embarcou para a Angola (guerra de Ultramar), integrado na Companhia de Caçadores 1737, onde permaneceu 28 meses.

Entrou na Escola da Polícia em janeiro de 1971, nas Caldas da Rainha (Castelo de D. Leonor) e regressou a Angola onde esteve dois anos, após ter efetuado serviço de polícia em Lisboa, na Almirante Reis e Praça Paiva Couceiro, até regressar a São Miguel, mais concretamente, ao Comando Equiparado de Polícia de Ponta Delgada, onde pediu a sua exoneração em 1975. Nesse mesmo ano, mudou-se para o Nordeste. Trabalhou durante quatro anos na Câmara Municipal de Nordeste, como motorista e em 1979 como capataz na Quinta das Queimadas, funções que exerceu durante 11 anos. Posteriormente entrou como auxiliar na Escola Preparatória do Nordeste onde permaneceu até à idade da reforma. Foi um dos sócios fundadores (vogal) do Clube União Desportiva de Nordeste, onde permaneceu durante vários anos (17 anos) como dirigente (Vice-presidente) e treinador dos juniores. Em 1991 foi criada a Associação Desportiva do Nordeste tendo este pertencido à Direção presidida pelo Sr. Norberto Medeiros, durante vários anos. Foi tesoureiro da Banda Filarmónica Eco Edificante quando esta era presidida pelo Sr. Leonel Gonçalves. É o sócio 104 dos Bombeiros Voluntários de Nordeste.

 

 

Medalha de Mérito atribuída ao Dr. António Raposo e Sr. José Maria Rocha