Autarquia entrega Prémio a alunos que entraram no ensino superior
Autarquia entrega Prémio a alunos que entraram no ensino superior
Publicado em 22 Dezembro, 2022

 Câmara do Nordeste entrega Prémio a alunos que entraram no ensino superior

 

A Câmara do Nordeste entregou, hoje, 22 de dezembro, os diplomas do Prémio de Mérito a 17 alunos do concelho que ingressaram no ensino superior no corrente ano. Concorreram ao Prémio quase todos os alunos que entraram este ano na universidade, facto que foi sublinhado pelo presidente da autarquia, António Miguel Soares, como prova do sucesso do apoio criado pelo município.

O Prémio de Mérito foi lançado pelo município do Nordeste no corrente ano, como ajuda às famílias e aos alunos na prossecução dos estudos até ao nível superior, visando, igualmente, o desenvolvimento económico, cultural e social do concelho do Nordeste.

O Regulamento Municipal para Atribuição de Prémio de Mérito a Alunos colocados pela 1ª vez no Ensino Superior, correspondente a um valor pecuniário unitário de €500,00 (quinhentos euros), anual, e de atribuição única a cada candidato, no ano em que ingressa na universidade.

Os estabelecimentos de ensino superior são todos aqueles que ministram cursos aos quais seja conferido no mínimo o nível cinco do Quadro Nacional de Qualificações, designadamente, universidades, institutos politécnicos, institutos superiores e escolas superiores.

Estão abrangidos pelo regulamento os alunos que ingressem no ensino superior, naturais ou residentes no concelho do Nordeste, há pelo menos três anos, e que tenham concluído o ensino secundário ou equivalente em estabelecimento de ensino sediado na área geográfica do município. Os alunos que frequentaram cursos noutros concelhos, em virtude da sua inexistência no concelho do Nordeste, podem candidatar-se ao Prémio.

Também como incentivo ao ingresso no ensino superior, e considerando os encargos acrescidos que traz ao agregado familiar, a Câmara Municipal do Nordeste atribui anualmente bolsas de estudo, no valor de 1.100€ por bolsa, paga em 10 mensalidades.