
Câmara do Nordeste inaugura obra de beneficiação do Serviço de Finanças
O Presidente da Câmara Municipal do Nordeste inaugurou, a 17 de janeiro, a Empreitada de Beneficiação do Edifício do Serviço de Finanças de Nordeste.
A obra executada pelo município veio responder a uma necessidade urgente de intervenção no edifício, que se encontrava degradado e sem condições de segurança, sendo uma situação que se arrastava há algumas décadas, sobretudo do piso superior, onde se encontra todo o arquivo do Serviço de Finanças e os espaços de apoio ao serviço.
O presidente da Câmara do Nordeste, António Miguel Soares, salientou, no ato inaugural, o facto de ter sido o seu executivo a perceber a necessidade de intervenção urgente no Serviço de Finanças, afirmando “que não será por falta de cooperação do município que algum serviço do Estado será transferido para outro concelho ou encerrado”.
As obras de beneficiação do Serviço de Finanças vêm, também, ao encontro do objetivo do executivo de reabilitar o património que é propriedade da câmara, “como espelho do cuidado que deve ser transmitido a quem visita o concelho, e com a finalidade de lhe dar outras utilidades”. A este respeito, deu como exemplo a beneficiação que está a ser executada no antigo edifício da Comissão de Menores, e que passará a servir a Biblioteca Municipal, assim como, projetos a implementar a curto prazo, como é o caso da requalificação do Mercado Municipal e do Jardim De Baixo da Ponte.
Sobre a melhoria significativa que foi executada no Serviço de Finanças, António Miguel Soares apontou algum atraso verificado no prazo de execução da empreitada, derivada de problemas que foram surgindo ao longo da obra e que não estavam previstos.
A este propósito, o presidente da câmara referiu, ainda, que se optou por uma beneficiação do edifício que ficasse para o futuro.
O diretor de Finanças, João Oliveira Carreiro, enalteceu a perspetiva da Câmara Municipal do Nordeste em fazer uma obra com visão de futuro, que possibilitará dar outras funções ao edifício caso se torne necessário.
O diretor de Finanças salientou, também, a cooperação que o município do Nordeste tem tido ao longo dos anos com a Autoridade Tributária, sublinhando a atitude do atual presidente da câmara por ter tido uma visão de longo prazo para o edifício e por ter percebido a necessidade da obra.
A empreitada de beneficiação do Serviço de Finanças foi executada no Âmbito da Remodelação e Requalificação de Edifícios Municipais, num investimento que rondou os 93 mil euros.
A empreitada consistiu na reabilitação de todo o edifício, substituição de cobertura, rebocos, pavimentos, rede elétrica, execução de uma copa, execução de instalações sanitárias, tetos, pinturas, caixilharias em alumínio e trabalhos de carpintaria.
A fechar a pequena cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara do Nordeste salientou a importância do ato inaugural em si, “por permitir mostrar a ação deste executivo, empenhado em resolver situações pendentes que se arrastam há anos”.
Várias entidades associaram-se à inauguração, entre estas, autarcas, o chefe do Serviço de Finanças de Nordeste e funcionárias, chefes de divisão do Serviço de Finanças de Ponta Delgada e a empresa responsável pela execução da obra.