Inscrições para 3ª edição do Trail Run Real Priolo estão encerradas e atingem maior número de sempre
Inscrições para 3ª edição do Trail Run Real Priolo estão encerradas e atingem maior número de sempre
Publicado em 21 Abril, 2023

 Inscrições para 3ª edição do Trail Run Real Priolo estão encerradas e atingem maior número de sempre

A Câmara Municipal do Nordeste apresentou ao início da tarde de hoje a terceira edição do Trail Run Real Priolo, a realizar no concelho a 29 de abril, com a participação de cerca de 750 atletas, entre estes, participantes de outras ilhas, do continente português e do estrangeiro, especificamente, de Espanha.

Para o vice-presidente da autarquia, também responsável pela área do desporto, o aumento de 200 atletas relativamente às inscrições do ano passado “prova que a oferta do Trail Run Real Priolo tem vindo a evoluir, fruto de um esforço logístico cada vez maior por parte do município e dos funcionários – que estiveram cerca de um mês a trabalhar nos trilhos para que ficassem em boas condições – como das juntas de freguesia e dos Serviços Florestais, que foram incansáveis”.

Para a edição deste ano, acrescentou Marco Mourão, “optou-se por mudar totalmente o percurso, para que fosse diferente para aqueles que já participam e atrativo para participantes novos”.

A componente económica da prova foi também sublinhada pelo vice-presidente da autarquia, ao referir que para a “Câmara do Nordeste trata-se de um evento importante nos dias em que se realiza por trazer tanta gente ao Nordeste e a médio e a longo prazo pela promoção que faz do Nordeste”.

O Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste é o parceiro do município na realização do Trail Run Real Priolo, tendo o coordenador, Hélder Camarinha, referido que a prova é um dos eventos promovidos pelo centro que maior número de participantes tem, e que conta com a importante parceria do Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde (JIV) e da Associação de Atletismo de São Miguel.

Para o coordenador do Centro Desportivo, a oferta de percursos totalmente novos na edição deste ano foi um desafio para a organização, mas cujo resultado ultrapassou as expetativas ao aproximar-se do objetivo de chegar este ano aos 800 inscritos e conseguir integrar a ATRP e o ITRA, Associação de Trail Running de Portugal e a International Trail Running Association, respetivamente.

O objetivo do Centro Desportivo é ligar uma ponta à outra do concelho, mas, não sendo ainda logisticamente possível, o percurso deste ano concentrou-se a poente, ligando a Ponta da Madrugada ao Lombo Gordo, à Fajã do Araújo, Cancela do Cinzeiro, Fajã do Rodrigo e Vila do Nordeste.

Hélder Camarinha sublinhou a componente social da prova, cujo valor de 1,00€ por inscrição será entregue à Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, considerando que são instituições sociais que enfrentam sempre algumas dificuldades.

O coordenador do CDRCN aproveitou a conferência de imprensa para anunciar a data do Trail Run Real Priolo do próximo ano que se realizará a 27 de abril.

Da parte do JIV, Paulo Costa referiu-se ao “Mini Trail” como sendo uma novidade da edição deste ano, mantendo-se a Caminhada, o Trail Curto e o Trail Longo. Parte dos inscritos são clubes ou associações, num total de 44, o que também é motivador para o JIV, acrescentando que as inscrições já se encontram encerradas e que pela terceira vez são esgotadas. Por último, salientou o facto de o Trail Curto e Trail Longo terem este ano uma componente mais técnica que à partida agrada aos atletas inscritos nestes dois percursos.

Da parte da Associação de Atletismo de São Miguel, Rui Durão referiu-se à Câmara do Nordeste como “excelente parceira na dinamização do atletismo no concelho, realizando quatro provas anuais em parceria com a Associação”, entre estas, o Trail Run Real Priolo, “um evento desportivo e competitivo e ao mesmo tempo promotor da atividade física para a saúde”.

“O Trail está na moda, e o Nordeste e os Açores não são um aparte desta realidade”, sublinhou Rui Durão na conferência de imprensa, acrescentando que os Açores são um” local paradisíaco para este tipo de atividade”.

 

A conferência de imprensa da terceira edição do Trail Run Real Priolo foi realizada no Miradouro da Ponta do Sossego.