Câmara tem expetativa de que Festas do Nordeste sejam momento cultural marcante
Câmara tem expetativa de que Festas do Nordeste sejam momento cultural marcante
Publicado em 17 Maio, 2023

Câmara tem expetativa de que as Festas do Nordeste sejam um momento cultural marcante

A Câmara Municipal do Nordeste apresentou hoje o cartaz das Festas do Nordeste para o corrente ano. As Festas do Nordeste realizar-se-ão de 13 a 18 de julho, sendo os dias 13, 14 e 15, de quinta-feira a sábado, respetivamente, os grandes dias de concerto.

Na apresentação do cartaz, o vice-presidente da câmara municipal, Marco Mourão, disse que “o município pretendeu ir um pouco mais longe este ano ao trazer uma banda emblemática, que faz parte do imaginário das Festas do Nordeste”, referindo-se à banda Xutos & Pontapés, que atuou nas primeiras festas realizadas no concelho e que teve grande impacto não só ao nível concelhio como da ilha de São Miguel.

A banda Xutos & Pontapés atuará no sábado das Festas do Nordeste, sendo esperado, por parte da organização, uma enchente de público, por ser uma das maiores bandas do rock português, transversal a várias idades, intemporal, e de garantia de sucesso no que respeita a adesão de público.

Para os restantes dias de palco principal, a autarquia apostou em nomes atuais da música, “indo ao encontro do que é ouvido no momento, sobretudo pelo público juvenil”, disse o vice-presidente da autarquia.

Para a abertura das festas, dia 13, a organização apostou no artista Maninho, e em Nuno Ribeiro para 14 de julho, sendo ambos artistas do panorama pop nacional.

Outros nomes, como P*ta da Loucura, regressam às Festas do Nordeste, após o sucesso do ano passado e por solicitação do público, havendo ainda destaque para Cromos da Noite e para os Djs regionais Hélder Cunha, Antoine C e Ruy Pedro.

O vice-presidente da Câmara do Nordeste, Marco Mourão, apresentou o cartaz deste ano como sendo “apelativo, de qualidade, para um público exigente e variado”, sendo as Festas do Nordeste o maior evento cultural do concelho, que, por sua vez, atrai muita gente da ilha de São Miguel e inclusive do arquipélago, e também aquele que maior contributo traz à promoção do Nordeste e que tem o maior impacto na economia local.

Referiu, igualmente, que a entrada no recinto voltará a ser gratuita, todavia, em recinto vedado por questões de segurança e por outras exigências associadas à realização de espetáculos em recintos fechados.

A encerrar a conferência de imprensa, Marco Mourão referiu-se à componente religiosa das Festas do Nordeste, da Igreja Matriz São Jorge, e ao “palco tradições”, destinado às filarmónicas, ao folclore e às cantigas do desafio, apontando esta última manifestação cultural como sendo uma tradição que os nordestenses e os micaelenses no geral apreciam e que é de interesse promover e preservar.

Associado às Festas do Nordeste está igualmente o aniversário do município, que este ano completa 509 anos, estando programada a sessão solene comemorativa do aniversário e as Sopas do Espírito Santo abertas à população.

Na conferência de imprensa de apresentação das Festas do Nordeste 2023 estiveram presentes várias entidades locais, entre estas, as juntas de freguesia, estando também em representação da Câmara do Nordeste os vereadores Sara Sousa e Flávio Soares, a que se associaram vários locais.

 

Veja as fotos da conferência