Câmara distingue concidadãos com Medalha de Mérito Municipal
Câmara distingue concidadãos com Medalha de Mérito Municipal
Publicado em 20 Julho, 2023

Câmara do Nordeste distingue concidadãos com Medalha de Mérito Municipal

A Câmara Municipal do Nordeste, por deliberação unânime de 3 de julho do corrente ano, aprovou distinguir com a Medalha de Mérito Municipal quatro individualidades do concelho, no 509º aniversário do concelho do Nordeste, comemorado a 18 de julho.

De acordo com o Regulamento das Distinções Honorificas do Município do Nordeste, a Medalha de Mérito Municipal destina-se a agraciar pessoas individuais ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos resulte aumento de prestígio do concelho do Nordeste, melhoria das condições de vida da sua população ou contribuições relevantes nos campos da ciência, do ensino, da cultura, da arte, da benemerência, do comércio, da indústria ou do desporto.

Achada Futebol Clube

A câmara municipal atribuiu a Medalha de Mérito Municipal ao Achada Futebol Clube, cuja atividade teve inicio em 2006, através da modalidade de futebol, onde se manteve durante dois anos. Após um interregno de seis anos, reabriu a atividade, desta feita no futsal, sendo um desporto com cada vez mais praticantes, e desde cedo começou a construir um palmarés bastante rico e progressivo.

No currículo, no que diz respeito a troféus, na época de 2013/2014, no escalão de Benjamins, foi Campeão de São Miguel, arrecadou a Taça de São Miguel e a Taça de Honra; na época 2014/2015, novamente a Taça de São Miguel e a Taça de Honra; na época 2016/2017, no escalão de Seniores, é Campeão de São Miguel; na época 2017/2018, também no escalão Seniores, tem Participação 2ª Divisão Nacional Série Açores e Participação na Taça de Portugal; na época 2018/2019, nos Seniores, é Campeão de São Miguel, Finalista da Taça de São Miguel e  Finalista da Taça de Honra, e, nos Iniciados, Campeão de São Miguel, Campeão dos Açores, Taça de São Miguel, Taça de Honra e 5.º lugar nos Nacionais; na época 2019/2020, nos Seniores, tem Participação 2ª Divisão Nacional Série Açores, ficando em 5.º lugar na classificação final, e tem Participação da Taça de Portugal, sendo esse ano a melhor equipa açoriana na Taça de Portugal.

O clube conta ainda com várias finais (quer em Taças de São Miguel, quer em Taças de Honra) nos diversos escalões, sendo vice-campeão.

Todos os anos, o Achada FC coloca vários atletas de formação nas seleções da AFPD, sendo amplamente conhecido pela formação com critério e de qualidade. Estes títulos, sublinha a deliberação do município, “são fruto de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos no clube e que muito honra o concelho, sendo de salientar o facto de ser um clube cada vez mais reconhecido não só no concelho do Nordeste mas na Região, em Portugal Continental e países estrangeiros”. O Achada Futebol Clube tem mais de 100 sócios pagantes, sendo que muitos deles encontram-se fora da ilha.

O clube completa este ano 10 anos de atividade consecutiva, na prática da modalidade de futsal, “cumprindo a missão na promoção da prática desportiva, junto da comunidade em que se insere, proporcionando a todos os seus atletas uma educação cívica e desportiva, envolvendo-os também ativamente no desporto ao mesmo tempo que os consciencializa para a importância de estilos de vida saudáveis”, foi sublinhado na deliberação de atribuição da Medalha de Mérito Municipal. 

José Carlos Carreiro

Considerando o contributo do nordestense José Carlos Carreiro, como ex-presidente da Câmara do Nordeste entre 1990 e 2013, e vereador da Cultura de 1979ª 89, em cujos mandatos contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos nordestenses, na educação, cultura e na preservação do património material e imaterial do concelho, a câmara municipal deliberou por unanimidade distinguir o concidadão com a Medalha de Mérito Municipal.

Na atribuição da Medalha de Mérito Municipal o distinguido foi considerado como “grande impulsionador de um conjunto de infraestruturas e equipamentos no concelho, os quais vieram trazer mais bem-estar e qualidade de vida aos nordestenses, especialmente na rede viária, saneamento e resíduos sólidos, habitação social, reabilitação do património natural e edificado, para além de ter sido um acérrimo defensor de melhores acessibilidades ao Nordeste.”

Atualmente, por inerência, é presidente do Conselho de Administração da Escola Profissional e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Nordeste, instituição onde já tinha sido vogal da Mesa Administrativa até tomar posse como presidente da edilidade nordestense em 1990. Esteve ligado a várias instituições do concelho, é autor de um livro de referência sobre o mesmo, e desempenhou atividade de pesquisa histórica e cultural de relevância para o Nordeste, factos também tidos em consideração na deliberação de atribuição da Medalha de Mérito.

José Augusto Borges

Comemorando-se este ano os 500 Anos da Aparição de Nossa Senhora do Pranto, a câmara municipal deliberou distinguir com a Medalha de Mérito Municipal dois concidadãos ligados à Ermida do Pranto, os dois naturais da freguesia de São Pedro de Nordestinho.

Um dos distinguidos foi José Augusto Melo Borges, cujas raízes e devoção à Senhora do Pranto levaram-no a escrever duas obras sobre esta devoção centenária, a saber, em 2007, “Lágrimas de Fé, Ermida da Senhora do Pranto”, e em 2012, “Senhora do Pranto, Caminho de Fé”, estando neste momento, “como acérrimo defensor do Nordeste” ultimando um livro sobre São Pedro de Nordestinho.

Na vertente social, o homenageado faz parte da direção da Cáritas da Ilha de São Miguel, onde é responsável pela recuperação da habitação degradada. Neste âmbito, já esteve empenhado em recuperações em quase todas as freguesias do concelho do Nordeste.

A atribuição da Medalha de Mérito Municipal considerou o contributo de José Augusto Melo Borges na divulgação e preservação da devoção centenária da Senhora do Pranto, bem como do respetivo património religioso, e por no corrente ano se assinalar os 500 anos da aparição de Nossa Senhora, bem como da construção da ermida de invocação à Senhora do Pranto, na freguesia de São Pedro de Nordestinho.

Maria Orandina Pacheco Melo

Maria Orandina Raposo Pacheco Melo, foi outra concidadã distinguida pelo município, igualmente pela ligação à Ermida do Pranto. Dado o seu sentido de responsabilidade e a sua grande devoção à Senhora do Pranto foi convidada para ser encarregada da manutenção da Ermida da Senhora do Pranto, com o cargo de “Ermitoa”, que, juntamente com outras senhoras, desempenhou com grande desvelo e empenho durante largos anos, até 2020. Ainda no princípio da Quaresma de 2020, início da pandemia Covid 19, zelou pela Ermida, e só o confinamento a deteve, não tendo regressado a esta função de ermitoa devido à pandemia e por situação de doença.

Considerando a ação de benemerência da concidadã Maria Orandina Melo na manutenção da Ermida da Senhora do Pranto, referência do património edificado e religioso do concelho do Nordeste, com especial veneração no período quaresmal, e que a mesma desempenhou as funções de “Ermitoa” com empenho, zelo e sentido de responsabilidade, e decorrente das celebrações dos 500 anos do Pranto, a câmara municipal deliberou atribuir-lhe a Medalha de Mérito Municipal.

A Medalha de Mérito Municipal foi entregue a José Augusto Borges em representação da distinguida que não pôde estar presente na cerimónia por questões de saúde.